18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

8ª Corrida do Guincho - Entre Serra e Mar

25 de Maio de 2014

 

Decorreu hoje a 8ª Corrida do Guincho - Entre Serra e Mar.

 

A organização esteve a cargo de Terras de Aventura, Junta de Freguesia de Alcabideche, Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira e teve o apoio da Câmara Municipal de Cascais e Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. É uma prova integrada no Circuito Nacional de Montanha 2014.

 

 Este ano, por impossibilidade das Autoridades garantirem o controlo do trânsito em zonas que se adivinhavam problemáticas, a organização alterou o percurso habitual à última da hora. Pelo menos, os atletas inscritos foram avisados por mail a pouco mais de 12 horas da prova. Desta forma, o percurso foi encurtado e evitou-se o asfasto, fazendo-se sempre por estradões de terra e trilhos.

 

A Partida e chegada foi desta forma marcada para junto do Campo de Futebol da Malveira da Serra e os atletas depois de terem sido chamados para controlo de partida, foram encaminhados para as arribas e falésias sobre o Guincho e as praias adjacentes. Num quase constante sobe e desce, com muita pedra, a vista do Mar e da Serra fazem jus ao nome da prova e as paisagens são de arrebatar a respiração.

 

Já a caminho da Meta. somos presenteados com um trilho bastante estreito onde mal cabiam os 2 pés lado a lado e seguimos uns atrás dos outros. Venho na cauda do pelotão, nem tenho muitos atletas próximos e vou bem. Quando surpreendentemente verifico que vêm caminheiros em sentido contrário. Alguém tem de parar e desviar-se do trilho para ceder passagem. Com a minha velocidade (muito lenta) e postura nesta Corrida, que é principalmente a vertente do lazer e da prática de actividade física ao ar livre, não tenho problema nenhum em abrandar, e ter cuidado ao cruzar-me com os caminheiros principalmente quando são cães e crianças pequenas. Não me perturbou nada mas não deixo se pensar como terá sido com os atletas da frente, com outros andamentos e outros objectivos com a sua participação. Infelizmente soube depois que à conta de se desviar dos caminheiros um atleta da frente (até ali) tropeça, voa e aterra sobre uma pedra que o deixa com os ossos, músculos e tendões do joelho completamente expostos pelo corte provocado pelo embate. Uma situação triste que neste caso poderia ter sido evitada, e dificilmente se percebe que uma organização com a experência como esta, tivesse colocado os caminheiros no mesmo trilho (estreito) que os atletas que numa qualquer altura do percurso se iriam obrigatoriamente cruzar. Acredito que a alteração de percurso em cima da hora tenha sido a principal causadora deste deslize, mas a organização tinha obrigação pela conhecimento e experiência que tem, de o ter evitado. Para além disso, o socorro foi prestado com alguma demora, sabendo-se no entanto que os locais e os acessos nalguns pontos neste tipo de provas nem sempre são os mais fáceis.

 

Todo o percurso estava bem marcado, havia muitos elementos da organização a indicar o caminho a seguir, o que começou aliás no secretariado que ficava a 1500 metros da Partida, devido à tal alteração de última hora. 

 

A prova tinha 2 abastecimentos de água, perfeitamente suficiente para a distância.

 

À chegada à meta temos os seguintes prémios de participação: T-shirt de algodão, pão com chouriço fresquinho e bom, um sumo, uma maçã e água.

 

Há disponibilidade de instalações para banhos e a cerimónia de entrega de prémios decorreu na Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira.

 

As classificações ficaram disponíveis on-line muito rapidamente.

 

Considero a prova muito bonita e bem organizada, não fosse aquele cruzamento de atletas com caminheiros, que acredito ter sido um deslize que não se virá a repetir.

 

Por tudo isto paguei de inscrição EUR 8,00, que considero um bom preço pelo que é oferecido.



Ana Pereira
http://mariasemfrionemcasa.blogspot.pt/

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 19:03:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...