12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

nº 26 – Clube Naval de Cascais: O Clube, as Provas e os Números

 

O Clube Naval de Cascais partilhou um balanço enquadrando a sua história, os velejadores, as provas e eventos que organiza, dando um especial destaque ao que está agendado para 2016.

 

Este Clube Naval, foi fundado em 1938, com um destaque especial para a vela de onde tem vindo a ter um papel especial, nomeadamente tendo a cargo a coorganização das regatas internacionais, algumas delas que reincidem colocando Cascais no seu calendário anualmente, tal como o RC44 (pela 5ª vez) e recentemente o TP52 Super Series, que voltou às águas cascalenses no ano passado tendo tido um tempo de interregno, e regressa este ano.

 

Este ano o Clube Naval de Cascais recebe também o Campeonato Mundial de SB20, logo a seguir à prova rainha anual, que já conta com 16 edições consecutivas o Cascais Vela 2016, em que os velejadores desta classe poderão aqui testar a sua competitividade, pois o Campeonato Mundial tem início na semana seguinte.

 

O evento Cascais Vela, não fica somente com a regata das diversas classes de vela que a compõem, mas culmina com o convívio num jantar de honra e a festa “Bye Bye Summer”, onde há espaço para o convívio e diversão.

 

Quanto à Escola de Vela, a sua criação remonta ao ano de 1950, formando velejadores com grande projecção nacional e mundial. Casos de sucesso foi a presença de velejadores do Clube, nos jogos Olímpicos desde 1958 com a equipa Olímpica de 4 grandes velejadores: Gustavo Lima, Sara Carmo, Jorge Lima e José Costa. A partir desse momento a participação de velejadores do Clube tem sido regular.

 

A escola de vela forma cerca de 600 velejadores por ano, nas Classes como os Optimist, Laser, 420, Hobie Cat e Sprinto, conforme as faixas etárias.

 

Neste Clube houve o desenvolvimento de um projecto pioneiro em Portugal, agora difundido por mais clubes ao longo do país, que é o Vela Sem Limites, na Classe Access, que proporciona a pessoas portadoras de deficiência, velejar e competir em regatas da respectiva classe.

 

Ao longo de todo ano há regatas regulares, nomeadamente os dois campeonatos de Inverno chamados de Winter Series, que começou com a Classe Dragão e hoje em dia conta também com os SB20.

 

Tal como já referido, no fim do Verão e início do Outono, Cascais vai ser palco de três provas de grande relevância internacional:

 

Campeonato do Mundo de SB20 decorre entre 29 de Agosto e 4 de Setembro, com sete dias muito intensos, em que estão previstas 80 embarcações de 10 países, como Alemanha, Austrália, França, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Irlanda, Portugal, Rússia e Suíça.

 

RC44 – Elite mundial da vela, que visita Cascais pela 5ª vez consecutiva na penúltima prova do ano que decorre entre 21 e 25 de Setembro, trás 11 barcos oriundos de 6 países: Eslovénia, França, Grã-Bretanha, Mónaco, Rússia e Suécia.

 

TP52 – Classe que esteve uns anos ausente, a antiga Audi Med Cup, retornou no ano passado, e tem 2016 Cascais no seu calendário. As regatas ocorrem de 10 a 15 de Outubro, também com 11 veleiros vindos de oito países: Alemanha, E.U.A., França, Grã-Bretanha, Itália, Rússia, Suécia e Turquia. A Grande Final deste circuito de regatas em 5 destinos, culmina em Cascais.

 

Estas provas têm números de visitantes a Cascais, de elevada importância para a economia da região. O Clube Naval de Cascais estima para 2016, 22 dias de eventos, mais de 200 barcos de diversas classes, mais de 1.000 velejadores nacionais e internacionais (de 15 países) e cerca de 10.000 visitantes.

 

O Clube além da Vela, tem uma infraestrutura com mais serviços disponíveis para os seus mais de 800 sócios, tais como salas multiusos, Ginásio, Restaurante, Bar, Biblioteca e Cais de Honra.

 

Conta também com 14 Clubes Correspondentes.

 

Algumas regatas tiveram cobertura fotográfica do Portal AMMA, que poderá ver na área de “Fotorreportagens \ Vela”

 

Texto: Pedro MF Mestre

 

 


 

quinta-feira, 19 de julho de 2018 – 09:53:19

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- Rolex TP52 World Championship 2018 - Cascais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...