12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Volta a Portugal em Bicicleta - A Última Pedalada !

E pronto ! 

 

Há um ano atrás  prometi a mim mesmo que  a próxima edição da " VOLTA" ( que terminou ontem  10 de Agosto ) iria ter a minha presença em todas as etapas .

 

Preparei-me o melhor que pude, comprei os mantimentos necessários para não sentir algum " rato " na barriga, escolhi a melhor água, em garrafas, para matar a sede,  visionei sempre o quarto e cama onde iria descansar, (porque isto parte qualquer um) e lá vou eu  para  a " guerra ".


Nestes  dias de prova  passam-se sempre pormenores que à partida nem sequer vislumbramos, como por exemplo aquele "furacão" que se abateu  na chegada à Serra do Larouco em Trás-os- Montes cuja meta estava a 1525 metros de altitude. Resultado, não houve prémios nem beijinhos para ninguém.

 

Mas a Volta também nos dá  curiosidades a conhecer como um ciclista profissional, Rui Sousa, da equipa do BOAVISTA/ Radio Popular, com 38 anos feitos, a vencer a etapa-rainha ( Belmonte-Torre ) e ter ainda tempo para ser autarca, e o veterano Victor Gamito,  vencedor da Volta a Portugal em 2000 e lhe apeteceu dar umas voltas nesta VOLTA ( LA ALUMINIOS/ANTARTE.

 

Na parte negativa  a cena de pugilato que dois ciclistas estrangeiros protagonizaram em plena prova. Não foi para um programa de "Apanhados " não, foi mesmo real e inadmissível!

 

Mas festa mesmo foi a chegada a Lisboa na derradeira 10ª etapa  que partiu de Burinhosa, na freguesia de Alcobaça na  distância assinalada foi de 167,1 KM. e já com o vencedor  da Volta Gustavo Veloso ( OFM-Quinta da Lixa ) a saborear  o preço da vitória.

 

A etapa final viria a ser ganha  por Manuel Cardoso (BANCO BIC)

 

Milhares de pessoas esperaram horas em toda a zona envolvente entre o  Saldanha  e o Rossio  para aplaudir a quem lhes  conseguiu tirar por alguns dias o pensamento e a  amargura diária que ninguém procurou mas que todos sofremos..

 

Se durante todo o percurso da Volta nos arrepiamos por vezes pela velocidade dos ciclistas  em prova , o que dizer dos três belos  FERRARIS  da W 52  que se passearam na baixa lisboeta ? è que eles não rolavam...VOAVAM !

 

Terminada a «Prova» nestes  dez dias alucinantes, pude finalmente levantar-me do sofá  da minha sala de estar e usufruir de um bocadinho do Sol , do calor  e de uma caminhada  a pé  de 6 km. .

 

Já tinha saudades!.

José Carlos Pinto


 

terça-feira, 26 de setembro de 2017 – 03:54:20

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...