12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Setúbal na rota da Volta a Portugal em Bicicleta

 

 

" Estou certa de que assistiremos ,na nossa cidade, a uma grande festa do desporto".

 

Esta frase é de Maria das Dores Meira ,presidente da Câmara Municipal de Setúbal ,aquando da conferência de imprensa , na apresentação da cidade de Setúbal como ponto de chegada da penúltima etapa da 78ª Volta a Portugal em bicicleta a disputar entre os dias 27 de julho e 07 de agosto de 2016.

 

A apresentação teve lugar no passado dia 19, na Casa da Baía ,na capital do Sado , um espaço interior muito acolhedor, onde funciona também, o Gabinete de Turismo da Região.

 

 

Na presença de Vítor Proença , presidente da C.M. de Alcácer do Sal , ponto de partida da etapa que terminará em Setúba,

 

 

o director da Prova , Joaquim Gomes, dirigiu algmas palavras aos jornalistas, e agradeceu á autarquia dizendo : "quero desde já lançar um agradecimento muito especial aos responsáveis da C. M. Setúbal que depois de abraçarem o desafio de serem Cidade Europeia do Desporto ,se lembraram de um evento que nasceu em 1927, e que já nessa altura ,as principais capitais do país foram palco de partidas ou chegadas da Volta a Portugal , entenderam que uma etapa da Volta poderia deveras enriquecer a agenda da Cidade Europeia do Desporto a realizar este ano.

 

 

 

Por sua vez ,o presidente da Fed. Port. de Ciclismo , Delmino Pereira expressou " que a Volta seja uma modalidade num nível cada vez mais apaixonante de todos , num evento também cada vez mais popular , pois, por exemplo ,na Arrábida, o número de praticantes do ciclismo está em crescendo.

 

 

Maria das Dores Meira , presidente da autarquia sadina , fez questão de recordar que já passaram 42 anos sobre o tiro de partida que lançou o ciclista Américo Silva , do Spot Lisboa e Benfica , para a vitória na etapa que uniu Setúbal a Lagos ,e a grande festa do ciclismo regressa finalmente á terra do Bocage. Ao longo dos anos até 1974 , Setúbal foi o ponto de partida e de chegada de etapas que tiveram as outras pontas em Cacilhas , Cova da Piedade , Lisboa , Beja , Loulé , Portimão e Praia da Rocha, Grândola e Almada. O regresso da Volta a Portugal em Bicicleta será um dos mais destacados acontecimentos desportivos integrados no vasto programa de Setúbal- Cidade Europeia do Desporto 2016 . Deixo aqui o convite a todos os setubalenses e azeitonenses para que, neste dia ,saiam à rua para saudar todos os participantes na Volta e, assim mostrar que o grande ciclismo é aqui muito bem-vindo .

 

Conversa com  Maria das Dores Meira

 

AMMA - Passaram 42 anos sobre a última visita da Volta a Setúbal. Lembra-se desse dia ?

 

Maria D. Meira ( MDM ) - Não estava aqui nesse ano , mas lembro-me do dia . Do dia em que a minha mãe me disse para não sair de casa , eu já trabalhava , em Lisboa , tinha na altura 16 anos , e a minha mãe avisou-me para não sair de casa pois havia uma revolução na rua . Lembro-me perfeitamente desse dia.

 

AMMA - Costuma praticar desporto ?

 

MDM - Para já umas caminhadas que não está mau e aconselho a toda a gente, a ,que, pelo menos, faça a sua caminhada. Mente sã em corpo são, a combinação é fantástica, mantém uma vida mais longa e mais saudável.

 

AMMA- A volta a Portugal , vai manter-se aqui em Setúbal ?

 

MDM - Nós vamos fazer todos os esforços para que assim seja.Estamos a prever que os mecenas que estão agora a patrocinar a nossa comparticipação na Volta mantenham o seu patrocínio.

 

AMMA - Setúbal é este ano ,a Cidade Europeia do Desporto . Merece-a, este galardão ?

 

MDM - É evidente, nós temos 127 instituições e a maior parte delas são da área desportiva, e além disso temos na cidade um grande clube que é o Vitória Futebol Clube , já com mais de um século de história e que nos orgulhamos muito , e é o clube que deu à cidade e ao país a primeira mulher ciclista . Estamos a falar de Oceana Zarco . Temos um passado muito importante em muitas modalidades,como por exemplo , no basquetebol , no andebol ,no futebol , temos aqui um rio , uma serra com condições extraordinárias para a prática desportiva ,queremos juntar isto tudo , e assim captar mais atletas para as modalidades, e elas, são todas .

 

Texto e fotos : José Carlos Pinto

 

 


 

terça-feira, 26 de setembro de 2017 – 03:54:26

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...