13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Pet Festival 2014

Durante o fim-de-semana de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro nos pavilhões 3 e 4 da FIL decorreram muitas actividades relacionadas com o mundo animal, tanto na vertente de estimação como de trabalho e competição.

 

Estiveram presentes no certame várias associações, clubes e empresários a demonstrar o seu trabalho nesta área.

 

Houve 2 grandes espaços dedicados às actividades equestres na vertente competição com cavaleiros e cavaleiras de todas as idades, a sua excelência de coordenação com o cavalo no Concurso Nacional de Saltos de Obstáculos , como no Concurso de Dressage Especial e outras demonstrações.

 

Um espaço dedicado à Exposição Internacional de Gatos, promovida pelo Clube Português de Felinicultura, onde participaram exemplares das mais variadas raças, para escolher os melhores dos melhores e a delícia do contacto com os mesmos para quem é aficionado por estes amigos de 4 patas.

 

Tivemos dois espaços para actividades de trabalho relacionadas com cães, numa assistimos à demonstração de uma escola de obediência em que se aprecia o trabalho de tornar um cão obediente ao seu dono mediante os seus comandos, e uma demonstração do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP em que vemos a beleza, destreza e obediência destes cães e a coordenação que têm com os agentes da autoridade seus tratadores, uma dupla de sucesso em prol da segurança pública.

 

No outro espaço dedicado aos cães, assistimos a uma prova de Agility, em que os cães têm que percorrer um determinado percurso de obstáculos correctamente no menor tempo possível, dentro de escalões conforme o tamanho do exemplar em competição.

 

À entrada do Pavilhão 3, estavam presentes associações de beneficência e adopção animal, esse flagelo que assola os nossos dias, que requer de forma muito intensa o trabalho dessas associações e das pessoas que contribuem para o sucesso da sua actividade adoptando um animal de estimação, dando-lhe o conforto que ele merece.

 

Apreciamos as variadas aves expostas, algumas comuns como galos e galinhas aparentemente habituais, mas no fundo tinham particularidades um pouco diferentes, como origens longínquas, tamanhos e especificidades diferentes das habituais.

 

Estivemos com um exemplar muito curioso e delicado, uma pequena cabra com poucos dias de vida, não maior que dois palmos, um autêntico mimo da natureza…

 

Entre expositores de profissionais na área animal a promover os produtos que os seus donos necessitam no seu dia-a-dia tanto da área alimentar como de higiene para os mesmos, com os conselhos profissionais para os menos informados, sobre marcas mais conhecidas no mercado. Muitas delas tiveram actividades lúdicas para todas as idades, desde os passatempos às pinturas faciais, e até ao concurso do melhor miau, em que todos eram convidados a miar para um microfone (todos ganhamos, foi unânime que todos sabíamos miar).

 

Participamos numa pesca de alimentos para gatos, e o prémio foi à vista, uma embalagem de alimento para gato. Enquanto as raspadinhas de uma outra marca, ofereciam recipientes para acondicionar o alimento animal como sacos para transportar o mesmo. Muita diversão em todos os passatempos.

 

Houve workshops, numa zona dedicada para os mesmos e assistimos a um intitulado de “Aprenda o que mudar em casa para ter um gato mais saudável e feliz! “ promovido pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, onde se aprendeu muito sobre a qualidade de vida do gato nas nossas casas.

 

Na Vila da "Cães & Companhia" encontramos exemplares de cães maravilhosos de várias raças, desde o Bull Dog Inglês, ao Barbardo da Terceira, os Collies, os Serra D’ Aires, o Dogue de Bordéus, o Pastor Alemão, o Bull Terrier, todos eles magníficos e a mimar as crianças e os adultos que os acariciavam. Os visitantes desta Vila tiveram a hipótese de ouvir os conselhos técnicos sobre cada raça que os criadores especialistas estiveram disponíveis para dar.

 

Na secção de aquariofilia houve muita animação também, com a criatividade dos expositores, houve 3 aquários temáticos em que os visitantes podiam fazer fotos criativas no interior deles.

 

A exposição dos vários tipos de peixes e de artigos de aquariofilia sempre acompanhada pelos seus profissionais a promover o seu trabalho na área e esclarecendo os visitantes.

 

Os répteis foi também uma área muito concorrida para visitas, os mais pequenos não tinham medo nem repugnância, curioso que assistimos a duas crianças que levavam um caderno de apontamentos para registarem os exemplares que estavam nos seus respectivos terrários.

 

Muitos outros animais e expositores estiveram presentes e muitas outras actividades decorreram nestes 3 dias de exposição, com muita adesão do público, como podemos presenciar no dia em que fizemos a nossa reportagem. Mais um sucesso do Pet Festival.

 

Até para o próximo ano!

Texto:
Pedro MF Mestre
Vera Brás

 

NDR: Vejas as fotos na Galeria

 


 

terça-feira, 25 de setembro de 2018 – 23:01:23

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...