>
O convite caiu que nem uma «bomba» ... " Pinto , temos um trabalho num navio de guerra, estás interessado?” A voz, ao telefone, era do meu colega do jornal, Pedro Mestre a propor-me esta oportunidade de reportagem, pois nem sempre é possível tal coisa e ,eu como menino bem comportado , lá estava há hora marcada (fui o primeiro dos três jornalistas a chegar ao sítio indicado para fazer aquilo de que mais gosto ... FOTOGRAFAR!
O NRP Corte- Real atracado em Setúbal, iria proporcionar-nos um dia maravilhoso , já que as próximas horas serviriam para concretizar mais um dos treinos programados.
O CONTEX-PHIBEX 23 (CTPH23) é um exercício naval e anfíbio organizado pela Marinha Portuguesa, realizado bienalmente.
Este exercício contribui de forma significativa para a manutenção dos padrões de prontidão e interoperabilidade das unidades participantes, bem como para a coesão de todas as forças e comandos envolvidos, nomeadamente da Força Naval Portuguesa (FNP) .
Este ano ,o exercício contou com a participação de meios navais e aéreos das Marinhas da Itália e da Espanha , incluindo a EUROMARFOR.
Durante o exercício estiveram empenhados mais de 1500 militares que constituíram a Task Group 443.20, comandada pelo Capitão-de mar-e-guerra Ricardo Inácio.
Subindo a escada do portaló, tivemos a agradável surpresa de sermos cumprimentados por dezenas de marinheiros desejando-nos um BOM DIA. (que o foi, sem dúvida).
Logo iniciado o trajecto predefinido foi possível aos jornalistas saberem pormenores do exercício a partir de amostragem de gráficos numa sala preparada para o efeito.
Altas patentes militares, incluindo o Chefe de Estado Maior da Armada, Alm. Gouveia e Melo, acompanharam-nos também no almoço-volante oferecido a todos os presentes e confeccionado pelos militares do navio estando a refeição saborosamente impecável.
Durante a viagem podemos seguir as indicações dadas a partir dos altifalantes sobre o exercício referido não faltando o som (fictício) de um torpedo lançado contra o "inimigo". Medonho!
Embora depois de muitas milhas navegadas com mar calmo, muito calmo, não suporíamos receber tão bela surpresa de despedida não programada , mas sempre desejada : um grupo de golfinhos acompanhou-nos até ao final da viagem. MEMORÁVEL!
A título de conhecimento, recordamos a identificação dos meios aéreos e marítimos participantes neste CONTEX-PHIBEX 23
( NAVIOS )
NRP Corte-Real ------------------------- Fragata (F 332)
NRP D. Francico de Almeida ---------- " (F 334)
NRP Sines ---------------------------------- Patrulha (P 362)
NRP Sagitário ----------------------------- " (P 1158 )
NRP Dragão ------------------------------ " (P 1151)
NRP Cassiopeia-------------------------- " (P 1153)
NRP D. Carlos I ---------------------- Hidrográfico (A 522)
NRP Andrómeda ------------------------ " (A5203)
ESPS Santa Maria ( Esp. )------------- Fragata (F 81)
ESPS Castilla ( Esp. ) ------------------ Anfíbio (I.52)
ITS Carlo Margottini ( Itália ) -------- Fragata (F 592)
ITS San Marco (Itália ) ---------------- Anfíbio (I.9893)
(AERONAVES)
Westland Lynx --------------------------- Helicóptero ----- (MK95)
Lockheed Martin -------------------------Avião --------------(F 16)
" C 130 ------------------------- " --------------(Hercules)
Augusta Westland ------------------------Helicóptero ----(EH 101 Merlin)
SH 90 ---------------------------------------- " ----------------------------
MH - 101 ------------------------------------ " -----------------------------
clique na imagem para visualizar a fotorreportagem