18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

European Week of Judo Values - Play For Peace

EUROPEAN WEEK OF  VALUES

( Valores da Semana  Europeia do Judo )

 

Não é meu hábito frequentar em Portugal,  hotéis ou restaurantes com classificação máxima de muitas estrelas, mas foi isso mesmo que aconteceu a partir de um convite  feito para o AMMA por Ana Lima, coordenadora de alguns dos acontecimentos onde já estive em reportagem. 

 

O local escolhido para o evento é sobejamente conhecido por toda a gente, mas o centro das  atenções não, pois o restaurante escolhido, nas Amoreiras, em Lisboa, está um pouco escondido, talvez por estratégia própria. 

 

Nada mais apropriado para  o Restaurante "O MADEIRENSE " mostrando na sua parte frontal a famosa entrada das casas  típicas de Santana, e cujo proprietário,  Manuel  Fernandes, diga-se a verdade,  é de uma simplicidade inexcedível.

 

Composta a mesa de trabalho para o Workshop " Sociedade com Valores, o Papel do judo  na promoção de uma Cidadania Activa" estiveram presentes  algumas figuras públicas, e cito, Nuno Delgado, ex-judoca e Olímpico em Sidney; Prof. Mário Almeida; Isabel Jonet, Presidente  do Banco Alimentar Contra a Fome e Susana Feitor, ex-atleta marchadora, tendo conquistado a medalha de Bronze nos Mundiais de Helsínquia como nos Europeus de Budapeste e agora presidente da administração da Fundação do Desporto, e que aqui extraio (em gravação) algumas das  passagens  da sua participação no evento. 

 

"A  Fundação,  tem na sua  missão, a coordenação dos Centros de Alto Rendimento, e isso fez com que a primeira actividade que eu  quisesse fazer era conhecer as pessoas que estão nos Centros, são 13 ao todo e posicionar-me com uma postura de proximidade e perceber o que se passa, porque é difícil coordenar ou gerir o que seja e perante esse roteiro que fiz, nacional, deu para perceber muito do contexto e das organizações, que não só da administração central que é a principal coordenadora, mas das administrações locais que são os municípios, eles são os verdadeiros impulsionadores do desporto no nosso país e são também os donos dos Centros de Alto Rendimento".

 

Mais adiante , a atleta chama a atenção para o trabalho futuro lembrando que "na verdade todas  as ajudas  são poucas porque  são instalações que requerem uma grande manutenção e neste contexto as actividades  são desenvolvidas junto dos Centros de Alto Rendimento. A Fundação na minha óptica e por que estamos numa fase em que dou início ao meu mandato, a primeira coisa que quero fazer, além de conhecer as pessoas, quero também montar uma estratégia que vá  responder à ambição da Fundação".

 

Extremamente satisfeita com a sua participação no evento, a agora presidente da Fundação conclui a sua posição lembrando que "esta é uma coordenação dos Centros  de Alto Rendimento, mas depois há outras actividades e sem dúvida nenhuma que Inclusão,  Sustentabilidade, Cidadania, posiciona o Desporto como  Desporto,  é  a nossa obrigação", rematou a ex-marchadora portuguesa.

 

Finda  a primeira parte do Workshop, dirigimo-nos ao miradouro das Amoreiras para assistir a uma demonstração de Judo, com  praticantes convidados e sob a "batuta" do Mestre  Nuno Delgado e que deliciou quem estava presente. 

 

Para terminar o texto, e porque julgo ter alguma graça, sublinho, que, ao entrar no restaurante, e ainda por ser um pouco cedo para a reportagem do evento, sentei-me num cadeirão, próprio para fazer " sala e tomar um drink" enquanto se espera pela famosa "espetada" ou outro manjar recomendado, deu-me para folhear o livro que estava à minha frente: título... " O Madeirense -- 40 anos entre amigos".

 

Depositei-o na mesa pois tinha chegado a hora da reportagem e não pensei mais nisso. Subi ao Miradouro, fiz o meu trabalho sob um Sol quentinho (30 graus ou mais), luminosidade solar  em excesso, desconcertante para conseguir  ver o ecrã da máquina e nem sequer sentir uma "brisazinha" refrescante havia . 

Terminada a "sessão de fotos" para o jornal, a próxima etapa era a saída do Restaurante,  mas... tome, este livro é para si e está autografado! Agora compreendo aquela velha máxima...  OS OLHOS TAMBÉM COMEM.!!!

                                                                                                                                                                         

O evento acima referido  tem a seguinte configuração:

- BeActive  em Família  ; Semana Europeia do Desporto- Feira de Clubes ;  Workshop "Play for Peace- Ética e Desporto";    Aula na Escola - Externato Grão Vasco ;

- Workshop " Treinar a Saúde - Promover a saúde através da Actividade Física  e  do Judo"  ; Champions for Life - ( Main Event )  com a participação  de crianças e jovens de Loures ;

- Aula em Clube ( Academia do Johnson )   Workshop para treinadores de Judo  - Impacto no Judo - Ética e Saúde + Lançamento da versão  ALPHA - Learning 

 

O evento decorre entre os dias  23 de setembro e 01 de outubro

 

Texto e Fotos: José Carlos Pinto

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2024 – 08:02:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...