18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

A 100 dias dos Jogos Olímpicos - Paris 2024

 

"Temos de agradecer e muito a todos os portugueses que com a batida do seu coração, nos levam até Paris. Este grupo de pessoas que aqui está simboliza exatamente o conjunto de portugueses que desde sempre têm apoiado Portugal “. Para nós é muito importante criar este sentimento de orgulho e participação ativa de bater o nosso coração pelos atletas"

 

Estas palavras foram ditas por José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), na celebração dos 100 dias para Paris, dirigindo-se a todos os presentes e às dezenas de participantes que, pensava-se, estariam na ordem de um milhar, mas que, na realidade, não terão atingido sequer metade desse número.

 

O logótipo humano formado por jovens e pessoas de meia-idade, e também, imagine-se, por uma figura bem conhecida mundialmente, o Dr. Gentil Martins, que com os seus 93 anos colaborou no "Coração" construído a partir de placas de madeira.

O evento decorreu na passada quarta-feira, dia 17, na Praça do Comércio, em Lisboa. Na tribuna montada para o efeito, estiveram presentes, entre outras figuras públicas, a embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, que confidenciou em alta voz: "Temos o desejo de fazer a celebração do desporto e do espírito olímpico."

 

Também a nível de atletas apurados para os Jogos Olímpicos, a ciclista Maria Martins deixou a sua mensagem, lembrando que "Sonhar é grátis, mas sabemos que temos uma missão árdua, ir às medalhas, e sabemos bem com quem estamos a correr."

 

A data dos Jogos Olímpicos - Paris 2024 será entre 26 de julho e 11 de agosto, estando prevista a sua inauguração com um desfile dos atletas em barcos no rio Sena.

 

Em cada dia, serão mobilizadas em França 30.000 forças da ordem - polícias e gendarmes - e mais 17.000 de pessoal de segurança privada.

 

A título de curiosidade em números, sabe-se que são esperados 16 milhões de participantes no conjunto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e quatro mil milhões de espectadores. Estarão em prova 15.000 atletas, e em trabalho cerca de 26.000 jornalistas e media acreditados para cobrir os Jogos, cujas provas entre si somarão cerca de novecentas.

 

Pierre de Coubertin, pai dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, estará, desde já, mais uma vez imortalizado a partir da Tocha Olímpica, acesa no dia 17 deste mês na cidade de Olímpia, na Grécia, percorrendo um longo périplo até à chegada a Paris.

 

 

Texto e Fotos de José Carlos Pinto

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

 

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 22 de maio de 2024 – 11:33:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...