13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

O AMMA em cruzeiro pelo Mediterrâneo

 

No final de Setembro o AMMA publicou uma reportagem de Pedro Mestre e Vera Braz, sobre a visita a Lisboa de um dos maiores navios de cruzeiro do mundo : o "MSC MERAVIGLIA, documentada com um excelente texto e óptimas fotos que abre o apetite de viajar por mar , por esse mundo fora , a bordo deste colosso, nada melhor que experimentar ao vivo , o que é realmente fazer um cruzeiro, e vai daí apanhámos o avião para Barcelona, local de embarque para o inicio desta aventura.

 

O programa a visitar seria , Marselha, ( Provença- França ) Génova , (Portofino-Itália) Civitavecchia ( a 80 km. de Roma-Itália ) Palermo ( Monreale- Sicília ) La Valletta ( Malta )

 

24/25 de Janeiro de 2019 BARCELONA--TOULON

 

Embora seja tradição em qualquer navio do género , fazer o habitual e estridente apito de saudação e adeus ao sair do porto que o acolheu , nada disto aconteceu , mas em sua substituição , emitiu pelos seus potentes sistemas de som uma das mais belas canções de sempre, o tema " Time to Say Goodbye " (1997) magistralmente interpretada por Sarah Brightman & Andrea Bocelli. A aproximação « Navio--Tripulação-- Passageiros » estava feita. E ainda só agora o passeio começava !

 

O MERAVIGLIA" seguia o seu curso normal ,sem pressas , sem qualquer abanão , a maioria dos passageiros deliciava-se com o primeiro jantar a bordo , quando é anunciado ,calmamente , que devido a forte tempestade e ondulação , o rumo seria alterado de Marselha para Toulon . De facto entre o jantar num dos Waves Restaurantes e a primeira noite no camarote ,sentimos o que nós pensámos ser uma forte tempestade. Mal dormimos, claro , pois ouvíamos o vento e os cabides do quarto a baterem dentro dos armários , e logo que chegou a manhã perguntamos a um membro da tripulação se a tempestade tinha feito estragos. TEMPESTADE ?" Não , não , apenas uma" tempestadezinha assim " e ironizou com os dedos polegar e indicador o pequenino tamanho da " forte tempestade " Ficamos descansados . Logo que atracámos , dirigimo-nos ao porto e rumamos à cidade substituta , Toulon , cuja área total não chega aos 43 km quadrados . É um local muito bonito e acolhedor com muitas ruas e avenidas sem transito rodoviário , pejada de jardins e monumentos , com uma baía frondosa , uma marina extensa ,mas também alberga uma grande base naval francesa incluindo o porta-aviões Charles De Gaulle.

 

O trajecto entre o "MERAVIGLIA" e esta pequena cidade foi feito por via marítima por um "cacilheiro"l lá do sítio o que nos possibilitou vislumbrar a imponência do nosso navio. N

 

o diário de bordo distribuído a todos os " QUERIDOS HÓSPEDES ", ( é assim que tratam os passageiros ) é mencionado uma frase célebre de quem também foi uma celebridade. " Música é a voz que nos diz que a raça humana é maior do que sabemos. ( Napoleão Bonaparte - líder político e militar- 1769-1821)

 

26/01-GÉNOVA

 

O mar é o protagonista nesta cidade italiana fundada há mais de 2500 anos ao redor da sua zona portuária que até hoje é uma das mais activas do país e cujas características são uma serie de altos e baixos através de vielas medievais alinhadas com elegantes edifícios dos séculos XVII e XVIII que hoje também abrigam museus e galerias de arte. Renomeada,pela sua culinária, uma mistura de texturas e sabores da região que vão desde os vegetais ao peixe , e que conquista até os paladares mais exigentes.

 

A cidade convida a visitar a Catedral de San Lorenzo , o histórico Palazzo Ducale , o Aquário e um enorme Ovo de vidro e aço ,mantendo assim viva essa figura que foi Cristóvão Colombo. Muito interessante ,e, suponho único , é a experiência num transporte tipo elevador da Glória (em Lisboa ) que não só ,anda na horizontal como finaliza na vertical. e sem qualquer condutor. Depois de algumas voltas a pé pela cidade , há que voltar ao navio e continuar a usufruir deste magnifico passeio marítimo.

 

No programa pessoal já estava reservado um encontro com o CIRQUE DU SOLEIL AT SEA -- VIAGGIO , uma aventura grandiosa e poética no mundo das cores. O espectáculo é um maravilhoso jeito de elevar a experiência do espectador neste cruzeiro ,e prover as recordações mais extravagantes .

 

Frase do dia no d.b : " Você verá uma majestosa cidade, posicionada numa colina ,que tem orgulho dos seus homens e paredes cujas características a tornam a dama do mar". ( Francesco Petrarca - Intelectual , poeta e humanista italiano - 1358)

 

27/01- CIVITAVECCHIA- ROMA

 

Quando em 2002 fiz o meu 1º Cruzeiro no Mediterrâneo , então a bordo do navio OCEANIC ,uma das escalas era precisamente esta ,e, logicamente o destino a visitar seria Roma, como,aliás, foi , só que a capital italiana fica a 80 km. deste porto e a inexperiência nestes casos levou-me a que reservasse um lugar no autocarro de turismo a partir do navio ,como o fizeram dezenas de passageiros , só que desta vez ,embora menos cómodo, preferi apanhar o comboio regional mesmo tendo que percorrer cerca de 1.500 metros ,não a andar mas a subir a até chegar à estação .

 

Cheguei, quase a rebentar,mas cheguei. Mas o destino, hoje, não seria propriamente Roma, mas o Vaticano. Oficialmente Estado da Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima cujo território consiste em um enclave murado dentro da cidade de Roma .Um dia chuvoso e um mar de gente na Praça de São Pedro para entrar na Basílica não chegaram para nos amedrontar de tal intempérie. A Basílica é o maior e o mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.

 

Além das 340 estátuas de santos ,mártires e anjos, que adornam a cúpula, a Basílica é um autêntico museu onde se podem admirar magnificas obras e escultura e pintura destacando-se a famosa Pietà de Miguel Ângelo. Também interessante é a "loja de souvenirs" no seu interior onde é possível adquirir terços, postais, canecas , livros , quadros e tudo o que diga respeito ao tema. De volta ao navio mas ainda dentro do mais pequeno Estado do mundo (44 ha de superfície e uma população a rondar as mil almas ) vislumbramos dezenas de vendedores de "bugigangas ,todos eles bem simpáticos e ávidos de euros. O jantar no restaurante, esperava-nos, e mais tarde era hora de assistir a mais um espectáculo do CIRQUE DU SOLEIL intitulado SONOR cujas imagens e som são verdadeiramente únicos.

 

Frase do dia no d.b. "Encontrei Roma uma cidade de tijolos e deixei uma cidade de mármores." ( Augusto,Imperador Romano ,63 a.C.-42 d.C.)

 

28/01 -PALERMO

 

Costuma-se dizer que "deitar cedo, e cedo erguer , dá saúde e faz crescer , mas não seguimos a primeira hipótese ,claro, pois não viemos para aqui dormir ,e nesse caso o melhor é saltar da cama ainda de madrugada , tentar "apanhar" o nascer do Sol ,dar uns "clics", tomar o pequeno almoço e zarpar para a cidade. Tem sido sempre assim.

 

Após a descida por elevador desde o 19ºandar , eis que pisamos o solo desta cidade ,,cujo porto é um pouco barulhento e desorganizado, (qb) mas junto á estrada,o que dá muito jeito a quem a visita. É a capital da província homónima e da Sicília ,e foi fundada pelos fenícios vindos de Tiro no ano 734 a. C. e localiza-se a 14 km.sobre o Golfo que dá nome à cidade. Esta, na qual o núcleo originário era cercado por muros, estendeu-se gradualmente principalmente na zona árabe e normanda com uma densa irregular de estradas e vielas. Palermo é a 5ª cidade italiana mais populosa,com cerca de 800.000 habitantes ,e é o principal centro cultural ,histórico e económica da Sicília.

 

Das principais relíquias que a cidade possui ,destaque-se as Catacumbas dos Capuchinhos , a Igreja de São João dos Eremitas, o Oratório do Rosário de Santa Rita , o Oratório do Rosário de São Domingos, o Museu Arqueológico e a Catedral de Monreale ,onde ainda foi possível subir a uma das suas torres através de uma escada de pedra e em caracol,mas o esforço é recompensado pela deslumbrante vista aérea que dela se desfruta. O tempo nestas situações anda mais depressa que o nosso relógio e o navio não espera pelo que é conveniente apressar o passo.Estava feita mais uma etapa desta aventura, mas o serão já estava programado com a apresentação de toda a tripulação deste "gigante dos mar" onde o Comandante Mattia Manzi ,de origem italiana, (como o navio) fez questão de cumprimentar todos quantos estiveram presentes ao evento .

 

Frase do dia no d.b. "Ver a Itália sem ter visto a Sicília não é ver a Itália em absoluto, pois a Sicília é a chave para tudo" (Johann Wolfgang von Goethe -autor e escritor- 1749-1832 )

 

29/01- LA VALLETTA -MALTA

 

Esta seria a última e também a mais longa escala entre portos, até chegarmos ao ponto de partida, Barcelona , e portanto ,antes de "rebentarem os últimos cartuchos" haverá que aproveitar o dia. Não é muito fácil percorrer esta cidade, La Valletta , descontraída e pausadamente, pois as suas ruas além de estreitas são íngremes ,o que torna um pouco difícil o seu trajecto , mas a quantidade de estabelecimentos que as mesmas comportam fazem esquecer os pesados metros percorridos. há lojas por todo o lado, diria mesmo porta sim,porta sim , e a variedade tão acessível que quase nem reparamos na sua beleza , como o Palácio do Grão-Mestre , o Forte Manoel a Co-Catedral de São João, o Teatro Manoel , os Jardins de Upper Barraca, de onde do seu alto podemos observar várias peças de artilharia voltadas para o porto instaladas durante o séc. XVII para defesa de La Valletta. Este porto protegido pela UNESCO foi construído na segunda metade do século XVI pelo francês Jean de Valette , Cavaleiro de São João .

 

A cidade tem um importante património artístico e histórico , mais de 300 monumentos ,numa área de um pouco mais de meio quilómetro quadrado. Na cidade é notória a influência dos ingleses que ali marcaram presença durante cerca de 250 anos,ou seja até 1964 , ano em que foi proclama a sua independência ( MALTA ),tendo-se constituído como República em 1974 Anualmente chegam a este país cerca de um milhão de turistas.

 

Frase do dia no d.b. " A paisagem rochosa ... e o espectacular litoral. Esperando para serem explorados. Praias de areia , quase para qualquer pessoa... Não tem como se entediar "

 

29/30/31 de Janeiro - LA VALLETTA- BARCELONA

 

Após o embarque no navio,na antiga colónia britânica e em direcção ,(sem paragem) à capital da Catalunha ,saberíamos que a distância por mar seria sensivelmente igual ao total de milhas percorridas deste o ponto de partida , Barcelona , haveria pois ,que aproveitar tempo possível nos eventos oferecidos nas próximas 40 horas ininterruptas. Além do Cirque du Soleil , A Òpera Lírica LA Boheme " COME IL MARE", ( história de um amor profundo e eterno) na Broadway Theatre , o espectáculo "BORN TO ROCK" ( um tributo ao vivo dedicado as mais inesquecíveis lendas do Rock , o MASTER CHEF em Alto Mar com a participação dos passageiros ( perdão, HÓSPEDES !) cujo prémio em jogo seria a possível selecção para entrar no famoso programa de TV , a Promenade com a sua majestosa cúpula de mais de 60 metros ,debitando projecções de cor e som,espectáculo especialmente criado para regalo dos nossos olhos e o coração cheio de emoção. o FLOWER GLORY PARTY ,o embalo dos anos 70 e 80 , no Promenade , o Officers and Gentleman ,que é com quem diz, dançando com os Oficiais do navio , o Show do Teatro : PAZ , de Picasso ao Flamengo: com energia , com paixão .

 

As crianças também não foram esquecidas dada a diversidade de "brincadeiras" superiormente dirigidas pelas "baby sisters que compõem a tripulação.

 

Aquando do início deste último trajecto e em conversa com "experts" na matéria ,informaram-nos que a viagem que iríamos fazer poderia ser sentida por alguns abanões agitados devido a uma,mesmo pouca força das ondas. Não sentimos nada.

 

O Comandante Mattia Manzi , o MERAVIGLIA e a tripulação cumpriram o seu dever !

 

Créditos: Viajar pelo Mundo (Francisco Moura) Diário de Bordo ( MSC)

 

Texto e fotos: José Carlos Pinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 16 de fevereiro de 2019 – 21:13:00

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...