19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

"Bairro do Fialho e Estórias de Mar" na Fortaleza de Peniche

Natural de Peniche – do Bairro do Fialho – Antero Anastácio apresenta uma forte vocação para as artes, com destaque para a pintura e a música. Ainda jovem, partiu para o estrangeiro, tendo fixado por uma década residência em Paris, onde o contacto com as artes foi fundamental. É já depois de finda a sua carreira profissional como contactologista que frequenta a Sociedade Nacional de Belas Artes – considerando-se, no entanto, um autodidacta – e se dedica à arte pictórica, expondo desde 1997. Da sua autoria é o livro "O meu Fialho", com um retrato deste antigo bairro operário penichense, entretanto desmantelado, associado a uma fábrica de conservas de peixe ainda em laboração, a Júdice Fialho – atualmente ESIP.

 

É com base na sua experiência de vida no Bairro do Fialho, "entre as dunas e o mar", que este comunicador discorrerá sobre as histórias e estórias deste Bairro operário. A conversa será precedida de uma contextualização histórica sobre a indústria conserveira em Peniche, que remonta ao período romano.


 

Este evento integra-se no Programa "Novembro, Mês do Mar" e nos Encontros "Fortaleza de Peniche – Cruzamentos: História, Arte e Património", iniciativa associada ao programa evocativo do 30º aniversário do Museu Municipal de Peniche. Este ciclo temático já contou com três atividades: as apresentações das obras “Alves Redol: Fotobiografia e fragmentos autobiográficos”, a 21 de junho; “Música da Cor”, de Antero Anastácio, a 4 de outubro; e, a 25 de outubro, "Militares e política: o 25 de abril", investigação coordenada por Luísa Oliveira.
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 18 de março de 2025 – 17:11:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...