18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

AECT León-Bragança parceiro em projetos europeus sobre Património Cultural Rural e Participação Social Ativa

 

O AECT León-Bragança está envolvido, enquanto parceiro, na concretização de dois projetos financiados pelo Programa ERASMUS+, focados na Participação Social Ativa, "My Language-Your Language", e no Património Cultural Rural, “Rural Heritage”, cujas atividades decorrerão ao longo dos próximos dois anos e que foram debatidas em sessões, nos dias 10 e 12 de fevereiro.

 

O projeto "My Language-Your Language", coordenado pela entidade alemã "Bem-Estar Social de Colónia", terá, também, como parceiros, a "Academia de Educação Política e Promoção da Democracia", da Áustria, a "Associação de Agências da Democracia Local”, de Itália, e o AECT León-Bragança.

 

O objetivo deste projeto é analisar os melhores métodos e boas práticas no contexto da participação cívica, a nível internacional, de modo a receber formação adicional e a aprender novas metodologias de fomento da participação cívica em determinados grupos-alvo.

 

Já o projeto “Rural Heritage”, coordenado pelo AECT León-Bragança, visa promover um plano de formação de guias-intérpretes do Património Cultural Rural.

 

Para delinear as estratégias a adotar, a sessão contou com a participação de 13 especialistas em património cultural, formação profissional e desenvolvimento rural de cinco países europeus (Itália, Eslovénia, Hungria, Portugal e Espanha), pertencentes às entidades que integram o consórcio do projeto: o AECT León-Bragança e a empresa de consultoria ambiental SERVIMA, ambas com sede em León (Espanha); a CORANE, Associação de Municípios do Nordeste de Portugal, com sede em Bragança; a Universidade de Budapeste, Eötvös Loránd, na Hungria; o Centro Oficial do Instituto de Educação e Formação Profissional da República da Eslovénia (CPI); e FOR.ES, um centro privado italiano de formação profissional em Trento.

 

O objetivo do projeto é contribuir para a profissionalização e para o desenvolvimento económico baseado no património para fins turísticos no meio rural, através de um plano de formação e de materiais de formação profissional, tanto para professores e alunos, como para a população rural, procurando melhorar o acesso à formação e qualificação para todos.

 

Visa, também, sensibilizar para a importância do património cultural rural, tangível e imaterial, promovendo o intercâmbio intercultural e intergeracional do património rural europeu.

 

Ao longo dos dois anos, serão promovidos, nos diferentes países, reuniões de trabalho, seminários, eventos e ações de formação com o objetivo de promover redes de aprendizagem e comunicação entre os beneficiários do projeto, as autoridades, as empresas e os agentes sociais, ligados direta ou indiretamente com a temática do projeto.

 

As diversas ações do projeto estarão abertas a todos os cidadãos, com preferência para os oriundos do meio rural.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 17:40:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...