PINTAR O SETE! Uma expressão popular portuguesa muitas vezes citada pelo poeta pintor Almada Negreiros e dá nome ao novo álbum dos não simão a ser editado em CD/livro a 17 de Novembro de 2023, ano da celebração dos 130 anos do nascimento de um dos maiores nomes da cultura portuguesa, Almada Negreiros.
Este novo trabalho dos não simão é uma homenagem a alguns poetas portugueses dos séculos XIX a XXI, numa seleção coerente e criteriosa de textos, musicados pelo colectivo, com forte pendor visual e alinhamento datado cronologicamente.
não simão adaptam a poesia portuguesa de três séculos diferentes, reforçando a importância da música cantada em bom português e que permitirá levar a grande poesia portuguesa aos mais jovens em formato de composição musical.
As canções estão desenhadas, o cenário está arquitetado e os não simão estão prontos para subir a palco com novo repertório sempre com a premissa de valorizar a palavra cantada e os poetas portugueses, numa viagem poética entre o autor, intérprete e o público.
não simão conta com a sempre surpreendente atualidade de Almada Negreiros a dinâmica pioneira de Cesário Verde o presente inquietante de Cláudia R. Sampaio e um poema de Ana Hatherly.
Curiosidade:
Pintar o sete é uma expressão popular portuguesa que caiu em desuso, mas que era muito citada por Almada Negreiros. Para o poeta e pintor, representava um conhecimento antigo, algo como “pintar a manta”, fazer tropelias com propriedade, com consciência. Um atrevimento lúdico.
Apresentação do álbum / livro PINTAR O SETE sábado dia 18 de Novembro no Musicbox às 22h00
AGENDA
17 NOV - FNAC Almada 18h30
18 NOV -Concerto de apresentação MusicBox 22h
19 NOV - FNAC Cascais 16h
01 DEZ - FNAC Alfragide 17h
02 DEZ - FNAC Vasco da Gama 17h
08 DEZ - FNAC Colombo 17h
10 FEV 2024 - Casa Cultura Setúbal 21h30