18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Marlene Monteiro Freitas apresenta o espetáculo Idiota no Teatro Aveirense

 
Com apresentações marcadas para 5 e 6 de abril, esta performance é a primeira atividade do segundo trimestre de Aveiro 2024.
 
Nos próximos dias 5 e 6 de abril, o Teatro Aveirense recebe o espetáculo Idiota de Marlene Monteiro Freitas, o primeiro evento da programação do segundo trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
 
Idiota é um solo com a própria coreógrafa e bailarina em palco, que alia o mito de Pandora à obra do pintor e escultor cabo-verdiano Alex da Silva. O epicentro do espetáculo é uma caixa translúcida, permeável e refletora onde a intérprete está inserida, tornando-a um misto de vitrine e espelho. Com esta infraestrutura, Marlene Monteiro Freitas cria um teatro portátil e aberto a todas as figuras que aí queiram ser projetadas.
 
Idiota é ainda o nome da figura que se esgueirou deliberadamente para dentro desta caixa, no intuito de espiar uma criatura, Élpis. Ignorando que a única condição para se ver Élpis é permanecer-se sob sua influência, já que invisível ao olhar humano, Idiota permanecerá como que assombrado, fixo em estado de “espera”. Condição que, entre a apreensão e a esperança, o submerge às contingências da vida na caixa.
 
Marlene Monteiro Freitas (1979, Cabo Verde) é conhecida por criar peças cuja marca é a abertura, o hibridismo, a impureza e a intensidade. Amplamente premiada, destacam-se o Leão de Prata da Bienal de Veneza (2020), o Chanel Next Prize e o Evens Arts Prize (2021). Desde 2020, é cocuradora do projeto (un)common ground.
 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de abril de 2024 – 10:23:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...