18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

12 concursos de conceção inovadores - Exposição Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia

 
Exposição Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia mostra 12 concursos de conceção inovadores em Lisboa
 
A Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa Ocidental SRU convidam para a inauguração da exposição Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia, no dia 5 de abril, às 18h00, na Sala do Risco.
 
À luz da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, que apela a uma onda de renovação no edificado, foram lançados pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Lisboa Ocidental SRU, entre 2022 e 2023, diversos concursos públicos de conceção para projetos de habitação, equipamentos e espaço público, com o apoio da Ordem dos Arquitetos. Uma forma de desafiar projetistas a imaginar como pode e deve a cidade de Lisboa protagonizar a transição para o futuro.
 
Ao criar pontes entre diferentes disciplinas e abrindo-se à participação alargada, a Nova Bauhaus Europeia inspira um movimento que pretende facilitar e orientar a transformação das sociedades em três valores inseparáveis: a sustentabilidade, a estética e a inclusão.
 
Pretende-se dar a conhecer o resultado do desafio lançado aos projetistas através de uma exposição pública, com a mostra de 12 concursos de conceção:
- 6 concursos de Habitação (renda acessível municipal e cooperativas)
- 5 concursos de Equipamentos (escolas, pavilhão desportivo, HUB do Mar)
- 1 concurso de Espaço Público (Praça Martim Moniz)
 
São expostas 177 propostas no âmbito dos referidos concursos, com destaque para as três primeiras classificadas de cada um. Os trabalhos espelham o esforço de imaginação realizado pelos concorrentes do que poderá ser a onda de renovação do edificado e da cidade no cumprimento do Pacto Ecológico Europeu, num movimento onde cultura e ciência são indissociáveis e onde tecnologia e arte estão ao serviço das pessoas.
 
O lançamento de concursos de conceção permite chegar a projetos cada vez mais inovadores e sustentáveis, dando oportunidade ao aparecimento de novas formas de ver e concretizar a cidade. O mérito da criação prevalece sobre qualquer outro critério na escolha dos melhores projetos para Lisboa.
 
Estarão presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta, o presidente do Conselho de Administração da Lisboa Ocidental SRU, Gonçalo Santos Costa, e o presidente da Ordem dos Arquitetos, Avelino Oliveira.
 
A exposição, que se enquadra nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, ficará patente na Sala do Risco durante todo o mês de abril de 2024 e irá depois circular em itinerância por outros locais da cidade.
 
Local: Sala do Risco, Rua do Arsenal, 21
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 21 de junho de 2024 – 21:18:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...