18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

O Open Conventos está de regresso a Lisboa com 36 conventos de portas abertas

 
O Open Conventos está de regresso a Lisboa com 36 conventos de portas abertas
 
A 3.ª edição do Open Conventos está de regresso a Lisboa nos dias 23, 24 e 25 de maio, com entrada gratuita. Este ano, 36 conventos estão de portas abertas ao público com uma oferta diversificada de itinerários, visitas, conversas e cinema.
 
Este evento anual gratuito, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Quo Vadis - Turismo do Patriarcado e Universidade Nova de Lisboa, abre as portas nos dias 23, 24 e 25 maio, de um conjunto de antigos espaços conventuais emblemáticos da cidade de Lisboa, com o objetivo de dar a conhecer locais de grande importância para a História, Arquitetura e Urbanismo de Lisboa.
 
Vamos conhecer estes locais, as suas narrativas, autores e quem os habitou, promover a reflexão em torno deste património, fomentar o pensamento sobre a cidade que habitamos e explorar os diferentes modos de organização social e comunitária: Que funções e relevância tiveram no passado os antigos espaços conventuais? Qual o seu papel na atualidade? E que usos futuros podem ter?
 
“A PAUSA e o SILÊNCIO” é o tema de reflexão escolhido para este ano. Uma conversa aberta e a exibição de um filme no dia 23 de maio, introduzem a questão da organização do tempo e da importância da contemplação e da fruição. Que modelo de sociedade queremos no século XXI? O que podemos aprender com as comunidades que habitavam e habitam conventos e mosteiros numa época marcada pela aceleração e acumulação?
 
Esta conversa acontece no centro cultural Brotéria, às 17h00, com a escritora Ana Margarida Carvalho, a maestra adjunta Inês Tavares Lopes do Coro Gulbenkian, o P. João Norton, sj da Brotéria, a Irmã Anatália das Monjas de Belém (Zoom) e moderação de Teresa Nicolau. Às 20h30, no Convento de São Pedro de Alcântara é exibido o documentário “O Grande Silêncio” de Philip Groning.
 
Nos dias 24 e 25 de maio, há muito para ver, desvendar e usufruir nos conventos que integram esta terceira edição, com uma programação cultural variada e dirigida a toda a população.
 
Além das instituições organizadoras, muitas outras participam neste evento, como sejam: a Guarda Nacional Republicana, o Instituto Hidrográfico, o Hospital de São José, entre outros hospitais, a FBAUL, o ISEG, a Cervejaria Trindade, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Azulejo, a Assembleia da República, entre outras. O Open Conventos conta também com a colaboração de reconhecidos investigadores e professores universitários que guiam visitas e itinerários e voluntários.
 
Após o sucesso da segunda edição em 2023, que contou com a participação de mais de 5000 visitantes e o envolvimento de 32 antigos conventos, este ano há mais e novos locais para explorar com 36 conventos de portas abertas.  
 
Todo o programa, os itinerários e a informação histórica e cultural sobre cada convento, estão disponíveis no site quovadislisboa.com.  
 
Para mais informações contactar:
Câmara Municipal de Lisboa | Direção Municipal de Cultura
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 22 de maio de 2024 – 11:02:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...