18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus - Roncas D'Elvas a 18 maio 2024

«Roncas D'Elvas» em destaque no Dia Internacional dos Museus
 
Um instrumento musical peculiar - membranofone de fricção - de larga antiguidade, manteve-se em uso em Portugal e outras paragens da Europa, havendo indícios da sua existência desde a alta idade média. Tal como ficou registado nas pesquisas realizadas em Portugal em meados do século passado, a «Sarronca» (em Elvas designada por «Ronca») está associada aos cantos de Natal, na celebração de rua em volta dos madeiros e, também, no Entrudo. Assim se manteve em Portugal, na vizinha Espanha, na Itália e na França, e mesmo mais a norte, na Alemanha e nos Países Baixos, onde é designado por «Rommelpot».
 
Será em torno deste instrumento e da sua prática contemporânea em Elvas que decorrerá a iniciativa musical de celebração do Dia Internacional dos Museus no Museu Nacional de Etnologia, em diálogo com a comunidade de origem, os seus produtores e praticantes.
 
O evento terá início às 14h30 com uma palestra sobre os exemplares existentes no acervo do museu e sobre o processo de registo documental, de imagem e de som envolvido.
 
Após breve conversa com o público, será feita uma apresentação exemplificativa sobre o processo de fabrico de uma sarronca. 
 
Pelas 17h00 terá lugar uma performance musical pelo Grupo «Roncas d’Elvas» da Associação Juvenil Arkus. 
 
Entrada livre sujeita à lotação do auditório.
 
Público-alvo: Todos os públicos.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 22 de maio de 2024 – 10:38:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...