18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

América Latina e Ponta Delgada na rota do Festival Literário Utopia

Expansão arranca já no próximo ano, América Latina e Ponta Delgada na rota do Festival Literário Utopia
 
Promovido pela The Book Company, evento quer afirmar-se no circuito dos grandes eventos culturais e literários
A 2.ª edição do Festival Literário Utopia arrancou, na passada sexta-feira, com a confirmação de uma novidade já a pensar em 2026. No espaço de dois anos, o Festival vai contar com a sua primeira incursão nas ilhas, chegando a Ponta Delgada, cidade que será Capital Portuguesa da Cultura 2026. O anúncio foi feito por Paulo Ferreira, diretor do Festival Utopia, e por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, num momento que contou também com a presença da fadista Katia Guerreiro, comissária de Ponta Delgada, Capital Portuguesa da Cultura. O evento chegará também à América Latina já no próximo ano. 
Raízes em Braga, mas de olhos postos em novos territórios
A intenção de expansão do Festival não é nova. Promovido pela The Book Company, o Utopia tinha já anunciado, na sua edição de estreia, a ambição de se afirmar no circuito dos grandes eventos culturais e literários, configurando-se enquanto marca possível de ser aplicada em vários territórios, não só em Portugal como também além-fronteiras.
 
“O Utopia nasceu numa cidade antiga, mas cheia de futuro”. As palavras são de Paulo Ferreira que, enquanto diretor do Festival, voltou a afirmar o compromisso de mais uma edição no próximo ano, com Braga enquanto Capital Portuguesa da Cultura. Depois, em 2026, Ponta Delgada recebe esse testemunho, acolhendo também aquela que será a primeira edição do Utopia nas ilhas. Sobre esta expansão do Utopia, Paulo Ferreira avançou que “o Utopia tem raízes em Braga, mas ganhou braços”.
Envolvido na estratégia de crescimento do Festival, o autarca Ricardo Rio afirmou, durante a sessão inaugural de sexta-feira, “que a ambição de internacionalização do Festival para a América Latina aconteceria mais cedo”. Anunciado inicialmente para 2027, está agora confirmada a primeira edição do Utopia fora de território nacional já no próximo ano, num país ainda a revelar.
 
Recorde-se que o Utopia marcou presença na Feira do Livro de Buenos Aires, com o intuito de estreitar sinergias com um dos eventos culturais mais relevantes a nível internacional. Indo já na sua 48.ª edição, a Feira do Livro de Buenos Aires conta mais de 1.500 expositores, de mais de 40 países, recebendo cerca de 1,2 milhões de visitantes. Em Portugal, sublinha-se o protocolo de colaboração entre o Festival e outros eventos literários, como o LeV – Literatura em Viagem (Matosinhos), o Fólio (Óbidos) e o 5L (Lisboa).
 
Festival assegura muitas horas de programação até ao próximo domingo
 
Depois de um fim de semana que contou com a presença de nomes como Leïla Slimani, Miguel Sousa Tavares, Rodrigues Guedes de Carvalho ou ainda Augusto Santos Silva, entre muitos outros, o Utopia garante, até ao próximo domingo, uma programação repleta de workshops, lançamentos de livros, conversas, oficinas e entrevistas. Paula Hawkins, Jeremy Dauber, Paul Caruana Galizia ou Ricardo Araújo Pereira são alguns dos próximos destaques. Mais informações sobre as restantes iniciativas em festival-utopia.pt.
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024 – 16:54:44

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...