A série de três partes apresenta os Embaixadores da Nissan Richard Whitehead MBE e Adele Roberts enquanto exploram os desafios enfrentados pelas comunidades sub-representadas quando tentam participar no desporto;
Todos os episódios já estão disponíveis em exclusivo na Prime Video, em Portugal;
O documentário faz parte do Possibilities Project, da Nissan, um programa CSR lançado em 2021 que ajuda as pessoas a ultrapassarem barreiras para que possam desfrutar da participação no desporto.
A Nissan lançou um documentário inédito sobre desportos inclusivos no Prime Video que já está disponível em Portugal. A série de três partes foi lançada originalmente no Dia Internacional de Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, e conta com a participação do medalhista de ouro Paralímpico britânico e recordista mundial de maratona Richard Whitehead MBE, e da defensora da causa LGBTQ+ e radialista/DJ que se tornou maratonista Adele Roberts. Juntos, desafiam estereótipos e exploram as barreiras que as comunidades sub-representadas enfrentam quando tentam participar no desporto.
Os episódios abordam os desportos motorizados, o futebol e a corrida, mostrando como as pessoas de comunidades sub-representadas podem "desafiar a norma" e atingir os seus objetivos quando tratados como iguais no desporto. Richard e Adele embarcam também numa missão para organizar um evento completamente acessível e inclusivo no icónico Queen Elizabeth Park – o local onde Richard venceu a medalha de ouro no T42 200m nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.
Durante a série, Whitehead, campeão paralímpico vencedor de duas medalhas de ouro que corre com próteses de atletismo e que estabeleceu recordes mundiais na maratona e na meia-maratona, visitou Nissan Formula E Team durante o E-Prix de Londres para compreender como o desporto está a abraçar a inclusão, antes de proporcionar a Abi Evans, fã de desportos motorizados com deficiência, uma oportunidade única de conduzir um carro de corrida elétrico especialmente adaptado.
Enquanto isso, a defensora da causa LGBTQ+ Adele Roberts, que tem o recorde mundial de mulher mais rápida com ileostomia (estoma) a completar uma maratona após a sua recuperação de um cancro colorretal, fez uma viagem ao Manchester City FC, onde discutiu a inclusão no futebol com o lendário defesa central John Stones e com Zander Murray, o primeiro futebolista profissional abertamente gay do Reino Unido, e ainda com a antiga estrela feminina do City, Izzy Christiansen, e com o Canal Street Blues – o grupo de apoiantes LGBTQ+ do clube.
A série culmina num final épico em que Richard viaja até Tóquio, Japão, para aprender com os organizadores da Nissan Connect, uma corrida para pessoas com deficiência visual. Whitehead trabalha depois com Roberts para recrutar mais de 700 pessoas de diferentes origens para se juntarem a eles no Parque Olímpico de Londres, para a "Corrida para o Futuro", um evento inclusivo de corrida com atletas de apoio treinados para ajudar os participantes com deficiência a completarem o percurso de 2 ou 5 km, fornecido pela Nissan e pelo Programa de Corredores Apoiados da Fundação Richard Whitehead.
Antes do lançamento do documentário, Richard Whitehead disse: "Filmar o Dare to Defy foi uma experiência fantástica. Senti-me inspirado por pessoas de todo o mundo e serviu para realçar o impacto unificador do desporto."
"Não é segredo que pessoas com deficiências e outros grupos marginalizados muitas vezes não se sentem suficientemente confiantes ou bem-vindos para participar no desporto. Estamos a esforçar-nos para garantir que isto mude, para que todos tenham as mesmas oportunidades e sejam tratados de forma igual."
Adele Roberts acrescentou: "Esta experiência foi muito reveladora para mim. Como resultado do meu percurso oncológico e de ter um estoma, sinto-me privilegiada por fazer agora parte da comunidade de deficientes não visíveis. Ajudou-me a ver o mundo com uma nova perspetiva, especialmente quando se trata de ser ativo e espero ajudar a tornar o desporto mais acessível. Todos devem sentir-se bem-vindos e capacitados e ter a oportunidade de participar num ambiente inclusivo. Orgulho-me de estar a trabalhar com a Nissan para ajudar a que isso aconteça."
A ambição do documentário de impulsionar a inclusão e a participação desportiva é apoiada pelo Nissan Possibilities Project – uma iniciativa CSR que utiliza as tecnologias, recursos e conhecimentos da Nissan para criar mais oportunidades para pessoas de comunidades sub-representadas, com um foco específico no apoio às comunidades de pessoas com deficiência e LGBTQ+.
Fiona Mackay, Diretora de Marketing da Nissan GB, afirmou: "Tem sido fantástica a parceria com Richard e Adele para dar vida ao documentário 'Dare to Defy' no Prime Video. Orgulhamo-nos de apoiar as comunidades sub-representadas através do Nissan Possibilities Project e esta brilhante série documental ajudará a esclarecer os desafios que enfrentam, mas também o progresso que está a ser feito para quebrar as barreiras à participação no desporto."
Dare to Defy já está disponível, em exclusivo no Prime Video, em Portugal, assim como em outros países, tais como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.