>
corto.alto é a mais recente confirmação do Matosinhos em Jazz 2025. O projeto escocês de Liam Shortall atua no Coreto do Jardim Basílio Teles no dia 12 de julho, às 18h.
A carreira do músico escocês continua a evidenciar-se por todo o mundo, como comprova a mais recente presença num dos eventos mais importantes da música mundial como é o South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos da América, ou no icónico Glastonbury (Reino Unido).
“I make jazz music in the southside of Glasgow” é a definição que o artista usa no seu perfil oficial de Spotify e define bem tudo o que engloba um músico que toca guitarra, baixo, teclado, trombone, percussões e tuba, inclusive, como comprova o seu último trabalho de originais, intitulado “Bad with Names”, e nomeado para Mercury Prize 2024.
“(sobre Bad With Names)...é um otimo exemplo de alguém que conseguiu canalizar as suas inúmeras ideias, a moderna tecnologia de estúdio e o bom velho talento musical naquilo que resulta da sua pós-jazz-fusion em constante evolução...”
Jazzwise (4/5)
As atuações ao vivo de corto.alto continua a mostrar a relevância da expressão musical deste combo conduzido desde a Escócia, seja em performances na BBC , no clássico londrino Village Underground ou num dos mais reputados eventos da Europa como North Sea Jazz Festival (Holanda).
No dia 12 de julho é a vez do público do Matosinhos em Jazz receber um dos nomes da linha da frente do jazz europeu: corto.alto.
FESTIVAL MATOSINHOS EM JAZZ 2025
5 JULHO 2025, 18h – MANSUR BROWN
12 JULHO 2025, 18h - corto.alto
(mais nomes e datas a anunciar em breve)