18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu do Traje de Viana do Castelo

Localidade: Concelho: Distrito:
Viana do Castelo Viana do Castelo Viana do Castelo

 

O Museu do Traje de Viana do Castelo foi criado em 1997, assumindo a missão de estudar e divulgar a identidade e o património etnográfico vianense através do seu expoente máximo, o traje à vianesa. O museu iniciou em 2002 o processo de adesão à Rede Portuguesa de Museus, tendo aderido em 2004, o que lhe confere grandes responsabilidades no estudo, conservação e divulgação dos bens culturais.

 

O acervo do museu é constituído, na sua maioria, por um conjunto de trajes populares rurais do concelho de Viana do Castelo (nomeadamente de domingar, de festa, de trabalho, de dó e de noiva) que traduzem, através da sua originalidade, criatividade e diversidade das técnicas e matérias-primas que entram na sua confeção, uma cultura única e identificada com o Alto Minho.

 

Completam o acervo coleções de objetos de valor etnográfico relacionadas com a confeção e com situações do uso do traje, nomeadamente na festa (objetos de adorno ou específicos de rituais festivos e religiosos) e no trabalho (alfaias agrícolas, especialmente o ciclo do linho).

 

Tem também coleções de outras peças de vestuário e objetos que têm algum fator identitário em relação ao Alto Minho ou que demonstram as influências e a contemporaneidade do traje (materiais, motivos, cores) no nosso quotidiano. Este museu possui também um núcleo expositivo sobre o ouro. 

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: Praça da República, 4900-520 Viana do Castelo

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:01:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...