18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Air Race World Championship: Tempestade em Budapeste

 

 

Dolderer voltou a dominar

 

As condições climatéricas desfavoráveis condicionaram no último fim-de-semana (16 e 17 de julho) a quarta etapa da Red Bull Air Race World Championship, disputada sobre as águas do rio Danúbio, em Budapeste. Neste cenário de tempestade, o programa teve de ser encurtado, acabando por ser declarado vencedor o alemão Matthias Dolderer – que reforçou assim a sua liderança no campeonato.

 

Budapeste é a mais antiga etapa da Red Bull Air Race World Championship, estando por isso intimamente relacionada com a sua própria história, que remonta ao ano de 2003. No último fim-de-semana (16 e 17 de julho), os melhores pilotos da aviação desportiva voltaram a voar com a máxima intensidade sobre as águas do rio Danúbio, com um arranque emblemático por baixo da ponte das correntes.

 

 

É sempre com enorme expectativa que se vive a passagem por Budapeste, mas desta vez a quarta etapa do mundial acabou por ser grandemente condicionada pelas condições climatéricas. O primeiro dia da competição, onde estavam previstas sessões de treinos e qualificações, acabou mesmo por ser cancelado devido à chuva forte e vento. Com o cinzento ainda a dominar a paisagem, os aviões acabaram por se fazer à pista no domingo. Ainda assim não foi possível cumprir todo o programa, uma vez que não existiram condições para a realização da grande final.

 

De acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Aeronáutica (FAI), entidade que tutela internacionalmente o desporto aéreo, a classificação acabou por ser atribuída de acordo com os tempos na ronda que mobilizou os oito melhores pilotos.

 

O alemão Matthias Dolderer foi declarado vencedor, conquistado a sua segunda vitória da época, o que lhe permitiu reforçar a liderança no Ranking; “Este foi um fim-de-semana de loucos! Depois do meu primeiro voo pensei que estava com pouco andamento, mas depois melhorei. Estou muito feliz com esta vitória, é o resultado de um grande esforço de preparação na pré-época”.

 

O austríaco Hannes Arch e o australiano Matt Hall encerraram o pódio em Budapeste. Agora é altura de cerca de um mês de pausa, regressando a competição a Ascot, no Reino Unido, a 13 e 14 de agosto.

 

CALENDÁRIO2016


Emiratos Árabes Unidos  Abu Dhabi | 11 e 12 março

Áustria  Spielberg| 23 e 24 abril
Japão Chiba| 4 e 5 junho

Hungria  Budapeste | 16 e 17 julho
Grã-Bretanha  Ascot | 13 e 14 agosto
Alemanha  Lausitzring | 3 e 4 setembro
Estados Unidos da América  Indianapolis - Indiana | 1 e 2 outubro
Estados Unidos da América  Las Vegas - Nevada | 15 e 16 outubro

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2016

APÓS 4 ETAPAS

 

Matthias Dolderer

GER

41.25pts

Hannes Arch

    AUT

26.00pts

Kirby Chambliss

EUA

25.25 pts

Yoshihide Muroya

JAP

22.50pts

Nicolas Ivanoff

FRA

22.00 pts

Nigel Lamb

GB

19.75 pts

Matt Hall

AUS

18.75 pts

Martin Sonka

CZE

14.00 pts

Pete McLeod

CAN

12.50pts

François Le Vot

FRA

10.00pts

 

RED BULL AIR RACE WORLD CHAMPIONSHIP

 

Criada em 2003 e transformada em Campeonato do Mundo em 2005, a Red Bull Air Race tem sido seguida por milhões de fãs, nas cerca de 70 localizações que visitou até hoje. A competição envolve os melhores pilotos do mundo de corridas aéreas, num desafio que combina velocidade, precisão e destreza. Equipados com as mais modernas aeronaves da atualidade, os ases dos ares dão o seu melhor ao cronómetro num traçado delimitado por enormes pórticos insufláveis,atingindo

velocidades acima dos 300 km/hora a baixa altitude.

 

créditos fotográficos

Armin Walcher | Red Bull Content Pool

Samo Vidic | Red Bull Content Pool

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:23:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...