Red Bull Air Race World Championship - Muroya venceu no primeiro traçado terrestre do ano
Depois da prestação dececionante no Porto, o japonês Yoshihide Muroya renasceu das cinzas na primeira etapa da Red Bull Air Race World Championship deste ano disputada num circuito automóvel. A ação em Lausitzring começou com a eliminação do Campeão do Mundo Matthias Dolderer e terminou com a consagração do samurai dos céus, que partilhou o pódio com duas estrelas que brilharam também no Porto: o australiano Matt Hall e o checo Martin Sonka. A luta pelo título está agora mais intensa do que nunca.
Deixando para trás os traçados sobre a água, como foi o caso do Douro, a Red Bull Air Race mudou de cenário para regressar aos circuitos automóveis. Nesta configuração, os pórticos insufláveis são montados no centro da pista e o público assiste a toda a ação a partir das bancadas, como em qualquer corrida de desportos motorizados.
Šonka e Muroya chegaram a Lausitzring no último fim de semana(16 e 17 de setembro) em primeiro e quarto lugar na tabela do Campeonato do Mundo. Quando ambos passaram à grande final, os muitosfãs checos que esgotaram o recinto entraram em histeria. Depois de Matt Hall ter estabelecido o tempo de 50.846s, Muroya arrumou a competição com uma volta de 50.451s. Já depois do espanhol Juan Velarde sofrer uma penalização, todas as decisões ficaram nas mãos de Šonka. O ás checo não conseguiu melhor do que 50.964s, um tempo que lhe garantiu apenas o terceiro lugar, mas que ainda assim foi amplamente celebrado pelos seus apoiantes no circuito alemão.
Os resultados em Lausitzring vieram colocar todos os holofotes na grande final da época, a disputar em outubro no circuito automóvel de Indianápolis (EUA). Um dos quatro pilotos da frente vai erguer o troféu de Campeão do Mundo no famoso circuito. Depois da Alemanha, Šonka lidera com 63 pontos, Muroya está a apenas quatro pontos, com 59, e o canadiano Pete McLeod soma 56 pontos. Erguer o título pela primeira vez e levar o cetro para o seu país é uma motivação comum aos três pilotos. Para isso vão ter de suplantar o veterano Kirby Chambliss, que detém agora 52 pontos e conta com uma vantagem de peso para chegar ao seu terceiro título: o apoio do público.
“Venci e isso é naturalmente muito gratificante. Passámos um mau bocado em Kazan e no Porto, depois fizemos uma boa preparação e o resultado está à vista, por isso quero agradecer a todos os elementos da minha equipa,” afirmou um Muroya emocionado. “Eu sabia que ia poder lutar pelo título mundial este ano. O plano para Indianápolis é simples: ser rápido e vencer.”
Agora as equipas e os fãs vão ter quatro semanas de grande pressão à espera da chegada a Indianápolis,nos dias 14 e 15 de outubro.
CALENDÁRIO
Emiratos Árabes UnidosAbu Dhabi | 10 e 11 fevereiro
Estados Unidos da América San Diego | 15 e 16 abril
Japão Chiba | 3 e 4 junho
HungriaBudapeste | 1 e 2 julho
RússiaKazan | 22 e 23 julho
PortugalPorto | 2 e 3 setembro
AlemanhaLausitzring | 16 e 17 setembro
Estados Unidos da AméricaIndianápolis | 14 e 15 outubro
CLASSIFICAÇÕES
MASTER CLASS| APÓS 7 ETAPAS
1º Martin Šonka República Checa 63 PTS
2º Yoshihide Muroya Japão 59 PTS
3º Pete McLeod Canadá 56 PTS
4º Kirby Chambliss EUA 52 PTS
5º Matt Hall Austrália 37 PTS
6º Petr Kopfstein República Checa 37 PTS
7º Juan Velarde Espanha 28 PTS
8º Matthias Dolderer Alemanha 27 PTS
9º Michael Goulian EUA 24 PTS
10º Mikael Brageot França 19 PTS
CHALLENGER CLASS| APÓS 7 ETAPAS
1º Florian Berger Alemanha 36 PTS
2º Daniel Ryfa Suécia 34 PTS
3º Luke Czepiela Polónia 30 PTS
4º Kevin Coleman EUA 26 PTS
5º Mélanie Astles França 18 PTS
6º Ben Murphy Reino Unido 16 PTS
7º Baptiste Vignes França 14 PTS
PILOTOS
MASTER CLASS
Cristian Bolton Chile
Mikael Brageot França
Kirby Chambliss Estados Unidos da América
Matthias Dolderer Alemanha
Michael Goulian Estados Unidos da América
Matt Hall Austrália
Nicolas Ivanoff França
Petr Kopfstein República Checa
François Le Vot França
Pete McLeod Canadá
Yoshihide Muroya Japão
Peter Podlunsek Eslovénia
Martin Šonka República Checa
Juan Velarde Espanha
CHALLENGER CLASS
Mélanie Astles França
Florian Berger Alemanha
Kenny Chiang China
Kevin Coleman Estados Unidos da América
Luke Czepiela Polónia
Daniel Genevey Hungria
Ben Murphy Reino Unido
Daniel Ryfa Suécia
Baptiste Vignes França