18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

ICNF requalifica Centro Nacional de Sementes Florestais num investimento de 650 mil euros

ICNF requalifica Centro Nacional de Sementes Florestais num investimento de 650 mil euros
 
Requalificação permitirá aumentar capacidade de processamento de sementes em pelo menos 50%
 
O Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF), em Amarante, foi alvo de obras de modernização, num investimento de 650 mil euros.
 
A obra foi inaugurada esta quarta-feira, 06 de dezembro, e permitirá aumentar a capacidade de processamento de sementes do centro em pelo menos 50%. Atualmente, o CENASEF faz a colheita e processamento de 5 toneladas de sementes folhosas por ano de 60 espécies diferentes e de 17 toneladas de sementes de resinosas de 20 espécies.
 
Em média, o centro comercializa anualmente 3200 quilos de sementes folhosas e 2200 kg de sementes resinosas todos os anos, sendo a espécie mais procurada o pinheiro-bravo, Pinus Pinaster.
 
A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Conversação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, do presidente do ICNF, Nuno Banza, entre outros convidados.
 
O CENASEF - Centro Nacional de Sementes Florestais é o serviço do Ministério do Ambiente e Ação Climática responsável pela recolha, processamento e distribuição de sementes florestais em Portugal continental, estando integrado na Rede Florestal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
 
Este centro dispõe de uma equipa de colheita de sementes florestais na árvore em pé, atuando em toda a área de Portugal continental e prestando igualmente apoio na área das sementes a diversos outros organismos públicos e privados.
 
O CENASEF localiza-se no Parque Florestal de Amarante, freguesia de Cepelos, ocupando uma área de cerca de 6800 metros quadrados.
 
A requalificação foi feita no âmbito da candidatura n.º 09/REACT-EU/2021 – Apoio à Transição Climática “Resiliência dos territórios face ao risco | Modernização e otimização de viveiros florestais e do Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF)”, ao abrigo do Programa COMPETE 2020.
 
O projeto global visa a modernização e otimização das cinco unidades de produção de materiais florestais de reprodução, a implementar nos quatro viveiros florestais e no CENASEF, com o objetivo de os capacitar para dar resposta às crescentes necessidades de aumento, qualidade e diversificação das espécies de plantas produzidas, incluindo as espécies dunares, permitindo a manutenção de um pilar estrutural que responda às orientações políticas e estratégicas em matéria florestal e de conservação da natureza e biodiversidade.
 
O investimento total é superior a 2,8 milhões de euros, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva em pelo menos para o dobro, estimando-se uma produção anual de cerca de 2,25 milhões de plantas após 2024, nos 4 viveiros geridos pelo ICNF.
 

Periodicidade Diária

domingo, 19 de maio de 2024 – 04:20:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...