18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Telma Monteiro termina em 5º lugar

 

Portugal marcou presença no terceiro dia do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2017,que se realizou esta quarta-feira, com 3 judocas: Telma Monteiro, Jorge Fernandes e Nuno Saraiva.

 

O terceiro dia foi disputado pelos atletas das categorias -57 kg feminina e -73 kg masculina.

 

Telma Monteiro (-57 kg) partiu para este Campeonato do Mundo na 35º posição do ranking mundial, devido à lesão que a obrigou a parar durante vários meses e a fez descer na classificação. Este facto levou a medalhada olímpica a competir com as primeiras classificadas do ranking desde o combate inaugural. Margriet Bergstra (Holanda), a primeira adversária, ocupa a 21ª posição, mas a judoca portuguesa terminou o combate aos 26 segundos com um ‘ippon’. O segundo obstáculo foi a Campeã Olímpica, Rafaela Silva, do Brasil. Telma Monteiro conseguiu um ‘waza-ari’ e com o passar dos segundos, a brasileira começou a dar sinais de frustração. A portuguesa soube gerir o encontro até ao fim e eliminou a medalha de ouro do Rio 2016 logo no seu primeiro desafio. Seguiu-se um combate equilibrado com a canadiana Catherine Beauchemin-Pinard (17º mundial), apenas decidido com um ‘waza-ari’ em período de ‘ponto de ouro’. Telma viria a ceder nos quartos-de-final perante a 5ª classificada no ranking mundial, Miryam Roper, do Panamá, que surpreendeu a judoca do Benfica com um ataque no último segundo, marcando o seu segundo ‘waza-ari’ contra um de Telma. A atleta lusa voltou às vitórias na repescagem, eliminando a coreana Youjeong Kwon (12ª) numa demonstração de qualidade em que pontuou dois ‘waza-ari’. No último e derradeiro combate que decidia a Medalha de Bronze, teve pela frente Helene Receveaux, nº3 mundial. No momento em que a portuguesa se preparava para atacar surgiu o golpe da francesa que apanhou Telma desprevenida e resultou em ‘waza-ari’. Apesar das tentativas, o marcador já não viria a alterar, com Telma Monteiro a terminar a sua caminhada no 5º lugar.

 

Na categoria -73 kg,Jorge Fernandes estreou-se com um triunfo (2 ‘waza-ari’) perante o canadiano Bradley Langlois. Na segunda ronda, voltou a superar o seu adversário, Antunes Vunge, de Angola. O judoca luso conseguiu um ‘waza-ari’ e soube gerir a vantagem até ao final dos 4 minutos de combate. O atleta de Coimbra deu sequência aos bons resultados, somando mais uma vitória contra o costa-riquenho Julian Sancho, através de uma técnica de imobilização que deixou o adversário 20 segundos de costas no tatami e lhe valeu o ‘ippon’. Falhou o acesso aos quartos-de-final ao ser eliminado pelo nº13 mundial, Denis Iartcev (Rússia). O combate foi bastante equilibrado e ao fim dos 4 minutos regulamentares, a igualdade mantinha-se no marcador. Foi necessário o período de ‘ponto de ouro’ para o russo que este ano venceu o Grand Prix de Dusseldorf, conseguisse o ‘waza-ari’ que afastou Jorge Fernandes. Com este resultado, Jorge Fernandes termina a competição no 9º lugar.

 

Nuno Saraiva começou com uma vitória perante Oussama Djeddi (Bronze no Campeonato de África 2017). O argelino esteve em vantagem (pontuou 2 ‘waza-ari’ contra 1 do portugûes) até aos 2 segundos para o fim do combate, altura em que Nuno Saraiva conseguiu o ‘ippon’ que lhe garantiu a vitória e premiou o esforço de lutar até ao último momento. Na segunda ronda mostrou ser superior ao moldavo Norin Tatarescu, pontuando 2 ‘waza-ari’ antes do ‘ippon’ final. Acabou por ceder no terceiro combate que foi totalmente dominado pelo adversário ucraniano, Artem Khomula que conseguiu projetar o atleta luso 5 vezes (valendo-lhe 5 ‘waza-ari’) antes de o imobilizar por 20 segundos (ippon).

 

Recordamos que nos dois primeiros dias, Joana Diogo (-48 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Joana Ramos (-52 kg) e João Crisóstomo (-66 kg) alcançaram um honroso 9º lugar.

 

Portugal levou 15 Atletas até Budapeste: Maria Siderot, Joana Diogo, Leandra Freitas, Joana Ramos, Telma Monteiro, Yahima Ramirez, Gonçalo Mansinho, Sergiu Oleinic, João Crisóstomo, Nuno Saraiva, Jorge Fernandes, Anri Egutidze, João Martinho, Célio Dias e Jorge Fonseca - que vão competir entre os Melhores Judocas do Mundo, numa comitiva composta ainda pelos Treinadores Go Tsunoda e Ana Hormigo, e pelo Diretor do Alto Rendimento e Seleções Nacionais – Prof. Luís Monteiro.

 

A maior competição internacional de judo decorre atédia 2 de setembro na capital húngara e recebe 731 Atletas em representação de 126 Países.

 

Esta quinta-feira é a vez de Anri Egutidze e João Martinho entrarem nos tatamis, ambos da categoria -81 kg. Os combates têm início às 10h00 (9h00 em Lisboa).

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 10:02:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...