>
Outubro Rosa
David Gomes, Diretor Regional de Desporto, Helena Silva, do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ricardo Sousa, Presidente do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Egídio Olim, Vice-Presidente da Associação de Atletismo da RAM, apresentaram hoje a XV Corrida das Mulheres, que se realiza no próximo dia 29 de outubro.
Ricardo Sousa: “Apelo ao rastreio”
Ricardo Sousa, Presidente do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), começou por destacar que este é o mês do outubro rosa,
“e na pessoa da Dª. Helena Silva, aqui ao meu lado, quero cumprimentar todos os doentes oncológicos, nomeadamente homens e mulheres que passam pelo cancro da mama”, disse, para acrescentar: “Quero também cumprimentar o Egílio Olim, vice-presidente da Associação de Atletismo da Madeira, que é nosso parceiro desde a primeira hora da corrida, já é a décima quinta corrida que temos, que a Associação faz questão, ao longo destes anos todos, de oferecer, é a sua componente social, toda a logística, as inscrições, em prol do doente oncológico”, salientou. Depois, referindo-se ao Diretor Regional de Desporto, David Gomes, que representa o Governo Regional, “sublinho o apoio que tem tido para com o evento”, para agradecer ainda o espaço “gentilmente cedido pelo Dr. Marco Rebelo Pita e Sousa e a sua família, e pedia por isso que ficasse registado aqui o nosso agradecimento, extensivo também ao Dr. Manuel António”, disse. No que concerne à prova, lançou o desafio para que a população possa aderir ao evento e contribuir da forma que entender, com o movimento “vencer e viver”, apelando ainda “ao rastreio”.
Helena Silva: “Tive cancro e sobrevivi”
Helena Silva, do Núcleo Regional da LPCC, apresentou-se como sendo “o rosto de alguém que teve o cancro da mama e sobreviveu, e tive uma Mãe que teve o cancro da mama, não se tratou, e infelizmente não sobreviveu. Já passaram 23 anos e cá estou e continuo a fazer rastreio, sou uma mulher com garantia como digo um pouco na brincadeira. É preciso estar sempre alerta. Em outubro temos muitas atividades, e a Corrida das Mulheres é a principal, e esperamos ter esse apoio da população”, finalizou.
Egídio Olim: “Prova acessível a todas as idades”
Egídio Olim, Vice-Presidente da Associação de Atletismo da RAM, começou por dizer que, “se me permitem, antes de falar sobre a Corrida das Mulheres propriamente dita, queria deixar uma palavra para dizer que a família do Atletismo está de luto, infelizmente numa das provas por nós organizada este fim-de-semana, tivemos o falecimento de um atleta. Queria aqui aproveitar a oportunidade para mandar um abraço apertado e as nossas sentidas condolências ao filho do atleta Fernando Alves, a toda a família do atletismo”, referiu. No que diz respeito à Corrida das Mulheres, “estamos desde a primeira hora com esta causa, devemos sempre, na modalidade, estar presentes não só na vertente desportiva, mas também na parte social. Ajudamos várias instituições, colaboramos ao máximo e tentamos ajudar, e faremos todos os possíveis para que a receita seja a máxima possível para o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, destacou.
Este ano, a prova “será num sábado, será a partir das 17h00, no dia 29 de outubro, com um pré-aquecimento em frente à Sé, uma aula de Zumba”, apontou, para explicar: “Meia hora mais tarde vamos então fazer os mil e poucos metros que compõem esta Corrida das Mulheres, que é num circuito bastante fácil de ser feito que é basicamente sem grandes dificuldades, numa prova acessível a todas as pessoas, de todas as idades”, disse para finalizar: “A partida será junto à Igreja da Sé, em direção à Rua Fernão Ornelas, Avenida do Mar, Rua Conselheiro, com a conclusão no local da partida. As camisolas têm o custo de 5€, a iniciativa é solidária, todas as pessoas podem ajudar o Núcleo Regional da LPCC, e lembro ainda que nesta iniciativa todas e todos participantes praticam exercício físico, que é muito importante para a sociedade. Contem sempre connosco”, concluiu.
David Gomes: “Caminhada na luta pela vida”
O Diretor Regional de Desporto, David Gomes, começou por saudar todos os presentes, “ao Presidente Ricardo Sousa, Presidente do Núcleo Regional da LPCC, e Dª. Helena Silva, pelo fantástico trabalho que têm vindo a fazer na proteção da saúde e no bem-estar de quem bate aqui à vossa porta. Há aqui uma dimensão de acolhimento fantástica, pelo que em nome do Governo Regional, queria agradecer toda a vossa ação. Aproveito ainda para agradecer à Associação de Atletismo, e quero endereçar as sentidas condolências à família do atleta que faleceu no fim-de-semana, e a toda a família do Atletismo. Mas vamos falar da vida, e esta é uma boa iniciativa para falarmos da vida. Uma palavra aos voluntários aqui do Núcleo Regional da LPCC. Estamos sempre do vosso lado”, destacou. “Termino, a dizer que é um grato prazer e um orgulho, ver que o Desporto é também promotor do bem-estar físico, social, através da prática física e de solidariedade humana. Parabéns a todos, prosseguimos esta caminhada sempre na luta pela vida”.