A 16ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto realiza-se a 17 de setembro de 2023.
A partida está marcada para as 9h00 na Av. de Dom Carlos I (junto ao Jardim do Passeio Alegre) e a chegada será no mesmo local, ladeado por uma Alameda de Palmeiras. Este ano, a grande novidade do percurso é o regresso a Vila Nova de Gaia, os atletas irão ter a possibilidade de voltar a correr num dos pontos mais característicos do Norte do país, a Ponte Luis I.
Para além da prova principal, a Meia Maratona com 21 km de distância, para atletas nascidos no ano 2005 e anteriores, o evento conta com a Mini Maratona com 5 km de distância, para toda a família.
Atletas de 70 nacionalidades correm na cidade do Porto
Este ano a Hyundai Meia Maratona do Porto já ultrapassa a edição de 2022 em países inscritos. Até este momento, a edição deste ano da prova conta com atletas de 70 países. Da Europa (34) – Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Croácia, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Estónia, Malta, Moldávia, Roménia, Sérvia; da América (16) – Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Venezuela, México, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Bahamas, Bermudas, Chile, Equador, El Salvador, Peru, Uruguai; de África (8) – Argélia, Angola, Marrocos, África do Sul, Tunísia, Zimbabwe, Quénia, Etiópia; da Ásia (10) – China, Malásia, India, Japão, Indonésia, Israel, Irão, Filipinas, Coreia do Sul, Coreia do Norte; e da Oceânia (2) – Austrália e Nova Zelândia.
O recorde masculino da Hyundai Meia Maratona do Porto pertence, neste momento, ao eritreu Zersenay Tadese que, em 2011, terminou a prova aos 00:59:30. E ano passado, a etíope Senayet Getachew Chekol fez novo recorde feminino, com 01:08:47.
Igualdade desportiva – Atletas de desporto adaptado vão competir
A prática desportiva é um meio de união e igualdade e por assim o ser, a Hyundai Meia Maratona do Porto aposta na integração de todos os atletas na sua competição.
Este ano irão partir na linha da frente atletas de desporto adaptados, tais como Hilário Ramos e Joaquim Machado, atletas invisuais, acompanhados pelos seus guias e António Jamba, atleta de cadeira de rodas.
Inscrições disponíveis online
As inscrições estão disponíveis no site da organização (www.meiamaratonadoporto.com) até dia 12 de setembro (ou até ser atingido o número limite de participantes).