>
24ª Meia Maratona Ribeirinha Moita 2023
21ª Mini/Caminhada Ribeirinha da Moita 2023
O dia da prova aproxima-se e acontece já no próximo dia 15 de outubro.
A Câmara Municipal da Moita, O Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, o Clube Amigos do Atletismo da Moita, o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, o Clube Recreativo do Penteado, o Grupo Desportivo da Fonte da Prata e o Grupo Os Indefectíveis, vão organizar aquela que será a 24ª Meia Maratona e a 21ª Mini Caminhada Ribeirinha da Moita.
O grande evento acontece no dia 15 de outubro, pelas 10:00 horas e a partida tem lugar na Marginal da Moita, com chegada à Praça da República, num percurso em oito, maioritariamente plano, que percorre todas as freguesias do Concelho e a frente ribeirinha da Moita, com uma distância total de 21.097 metros, aferido oficialmente pela F.P.A.- C.N.E.C para a Meia Maratona. Já a Mini Caminhada Ribeirinha da Moita terá um percurso de aproximadamente 7000 metros.
Na edição de 2022 participaram em ambas as provas cerca de 1000 atletas, cerca de 500 em cada uma das provas. Este ano, as inscrições estão limitadas a 600 atletas para a Meia Maratona e 600 atletas para a Mini Caminhada. As mesmas deverão ser efetuadas até dia 11 de outubro, através do site www.cabb.pt ou enviadas para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
As inscrições individuais de 01 de setembro a 8 de outubro para a Meia Maratona terão um custo de 7,5 euros e a Mini Caminhada um custo de 5 euros. Já de 9 a 11 de outubro, para a Meia Maratona o valor de inscrição é de 15 euros e da Mini Caminhada, no mesmo período, é de 10 euros. As inscrições podem ser, ainda, feitas em grupo.
Padrinho especial
Tal como em anos anteriores, existe uma figura muito especial a apadrinhar o evento. Na edição deste ano, de 2023, será Edivaldo Isaías Monteiro. Este atleta português destacou-se ao serviço da seleção portuguesa de atletismo e no Sporting Clube de Portugal.
Edivaldo iniciou a prática do atletismo no União Desportiva Cultural Banheirense, há 25 anos, quando a sua família, em 1988 residia no Vale da Amoreira, no Concelho da Moita. A sua especialidade tornou-se, entretanto nos 400 metros barreiras, mas a verdade é que muitos são os títulos, fora da sua especialidade que já ganhou, tendo sido, por exemplo, campeão nacional de juvenis em 1993.
Participou no campeonato mundial de atletismo nas edições de 2001, 2003, 2005 e 2007, sendo que neste último ano chegou às meias-finais. Edivaldo deu, ainda, cartas nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e de Pequim em 2008. Mas estes são só alguns dos marcos alcançados deste atleta.
Atualmente é treinador de atletismo, sendo que entre 2014 e 2020 fê-lo no Sport Lisboa e Benfica.
Mais informações sobre o evento, inscrição ou consulta de regulamento ou percurso das provas em Mais em https://cabb.pt/mm.