16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Europeus em pista coberta de 2021 históricos

 

Três medalhas de ouro na mesma edição e a maior pontuação de sempre marcam a presença portuguesa em Torun 2021

 

Os Campeonatos da Europa em Pista Coberta, Torun 2021 (na Polónia) foram marcantes para as páginas da história do atletismo português.

 

Ao assinalar a conquista de três medalhas de ouro

 

Auriol Dongmo, no peso,

 

Pedro Pichardo

 

e Patrícia Mamona, no triplo,

 

(com recorde de Portugal em pista coberta) e uma pontuação recorde (33 pontos), consubstanciada ainda pelos finalistas Francisco Belo (4º no peso, com recorde de Portugal em pista coberta) e Carlos Nascimento (5º nos 60 metros), esta edição dos Europeus será recordada por ter marcado uma presença eclética em todas as vertentes: corridas, saltos e lançamentos.

 

Pela primeira vez, em todos os concursos, os nossos representantes dominaram as qualificações, demonstrando que os resultados atingidos nas finais não foram furto de um único dia.

 

Para além destes resultados, importa realçar a passagem de Mariana Machado à final dos 3000 metros e, na mesma prova, mas em masculinos, a classificação final de Samuel Barata (com uma marca que o coloca como 3º português de sempre).

 

Ainda em termos de destaque, Rosalina Santos, na sua estreia, conseguiu passar à meia-final dos 60 metros.

 

Portugal segundo no medalheiro e 11º em pontos

 

Esta edição dos Campeonatos registou um total de 15 países a conquistarem medalhas de ouro (26 no total), o que demonstra que o topo não é exclusivo das grandes nações.

 

Aqui, Portugal fica em segundo lugar, atrás da Holanda (quatro medalhas de ouro).

 

No que concerne aos totais de medalhas, Portugal aparece no oitavo lugar, depois de cinco nações da Superliga (Grã-Bretanha, com 12 medalhas; Polónia, 10; Alemanha, 6; Espanha, 5; França, 4) e duas nações da I Liga (Holanda, 7; Bélgica, 5).

 

No que concerne a pontuação, Portugal fecha no 11º lugar, com 33 pontos(um recorde nacional), onde estão todas as equipas que competirão na Super Liga, acrescidas da Holanda, Suécia e Bélgica, que competem na I Liga.

 

Fotos: Giancarlo Colombo / FP

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 23 de setembro de 2021 – 18:03:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...