>
Atleta dos Amigos da Montanha alcança 12.º nos 10 mil metros marcha
Que incrível a participação de Rodrigo Araújo nos Campeonatos Europeus de Sub-18! A representar Portugal, o jovem atleta da equipa de atletismo dos Amigos da Montanha alcançou um honroso 12.º lugar na prova dos 10 mil metros marcha, com a marca dos 49m07s93”.
Rodrigo Araújo entrou em pista esta quinta-feira, último dia dos Campeonatos. Acordou bem cedo, ou talvez nem tenha conseguido dormir direito, já a que a sua prova teve início às 7h da manhã (menos duas horas em Portugal).
No final, ainda sem ter recuperado completamente o fôlego e com todas as emoções à flor da pele, o jovem barcelense de apenas 16 anos fez as primeiras declarações: “Representar Portugal é sempre uma grande felicidade. Acho que honrei bem esta camisola que visto. Preparei-me mentalmente para algo muito difícil. Foi uma prova divertida, mas sofri muito. Lutei, dei tudo o que tinha. Agora, temos de continuar a trabalhar humildemente, porque isto é só o início. Este é o tempo de errar, de sofrer e de cometer erros. É para aprender que servem as camadas jovens. Quando chegar a sénior é que vai ser”, destacou Rodrigo Araújo, com a voz ainda trêmula, mas a alegria de quem cresce e se forma através do desporto.
Que orgulho o nosso, enquanto Associação que sempre procurou incutir nos seus atletas, em especial nas equipas de formação, premissas e ideias de respeito, entreajuda, paixão pura pelo desporto e ética. Que orgulho assistirmos também ao espírito de alegria no desporto e de amizade através de todos os jovens atletas que estiveram ao serviço da seleção nacional nos Europeus de Sub-18, que decorreram entre os dias 4 e 7 de julho, em Jerusalém (Israel).
Rodrigo Araújo é, recorde-se, o atual Campeão Nacional nos 10 mil metros marchas e nos 5 mil metros marcha, em sub-18.
Portugal viajou até Jerusalém com uma comitiva de 14 atletas, em representação de oito associações. Os mesmos foram enquadrados pela “team leader”, Isabel Garcez, pelo responsável técnico José Costa, pelos treinadores António Graça, Pedro Pinto e Daniel Leandro, com o apoio médico de Tiago Nunes.