18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ester Alves alinha na ultra com maior altitude da Europa - The Ice Trail Tarentaise

 

Nos dias 11 e 12 de julho, a vila alpina do Val d’Isère em França, será o palco das 2 provas que se seguem no calendário da International Skyrunning Federation, o Ice Trail Tarentaise, que integra o campeonato de Skyrunning Continental, e a Bellevarde Vertical Kilometer das Skyrunner® World Series.

 

Ester Alves, da equipa Salomon Suunto Portugal, vai alinhar no Ice Trail Tarentaise, uma das ultras de maior altitude da Europa, com uns exigentes 65 quilómetros e 10.000 metros de desnível acumulado, num percurso que toca vários cumes com 3.000 metros de altitude ou mais. Kilian Jornet detém o record da prova com 7h 35’.

 

Ester alves volta a alinhar entre os melhores do mundo, após uma participação na Lavaredo Ultra Trail que não correu como esperado. A atleta portuguesa nunca correu acima dos 2.500 metros de altitude, e isso será uma condicionante. Tenho receio de correr 65 km aos 3.800m, vai ser uma luta interna e uma superação pessoal fazer esta prova. Quero acima de tudo provar a mim própria que estou recuperada e consigo correr na verdadeira alta montanha.

 

A atleta da Salomon Suunto Portugal vai representar a Federação de Montanhismo e Campismo de Portugal, juntamente com os atletas madeirenses qualificados nas Sky Series, Luis Fernandes, Leonardo Diogo e Manuel Faria.

 

A prova terá início às 4h de 12 de julho a 1.850 metros de altitude, e o primeiro terço do percurso será o mais difícil, a começar pelos 8 quilómetros e 1.500 metros que serão precisos subir para alcançar o cume de La Grande Motte a 3.653 metros de altitude, seguido de 3 cumes que rondam os 3.000 metros.

 

Entre as favoritas da edição deste ano, estão Emelie Forsberg da Salomon Internacional, que já venceu esta prova 2 vezes, Anne Lise Rousset e Magdalena Laczac. Nos homens, o grande favorito à vitória é Luis Alberto Hernando, campeão do mundo de Skyrunning, o 2º classificado de Zegama, Manuel Merillas Moledo e Sebastien Spehler, campeão de França em 2013.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:45:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...