19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Miguel Rubio e Ainara Uribarri venceram o Louzantrail

A Serra da Lousã recebeu este fim-de-semana a festa do trail, num evento que, nas suas quatro distâncias cronometradas – todas elas esgotadas semanas antes – juntou mais de dois milhares de pessoas entre atletas, acompanhantes e fãs da modalidade, muitos vindos do estrangeiro. Ou não fosse o Louzantrail incontornável do ponto de vista desportivo (com os 29 km a darem a partida do circuito ibérico Golden Trail National Series e a prova de 43 km a ser identificada como “de observação” para possível integração na seleção nacional de trail) num cenário de natureza e tradição ímpares.

 

O espanhol Miguel Rubio, da Brooks Trail Runner, venceu os 29 km do Louzantrail, primeira prova do circuito Golden Trail National Series, em 2h47m31s. No final confessou que este tipo de percurso não é o mais favorável para o seu tipo de corrida, pelo que chegou visivelmente satisfeito com o resultado e com a prova que realizou. “Nunca tinha estado nesta zona de Portugal. É muito bonita. Gosto muito deste tipo de terreno”, disse, no final, antes de ir ter com a sua companheira de vida e de viagem nestas aventuras por diversos países, montanhas e serras.

Do lado feminino subiu ao lugar mais alto do pódio a sua colega de equipa, Ainara Uribarri, que completou o percurso em 3h33m01s. “Gostei muito do percurso, era bastante ‘corrível’ e o estado em que estava, com lama, favoreceu-me. Fiz a minha corrida e as sensações foram muito boas, pelo que espero conseguir lutar por um lugar na final das Golden”, afirmou a atleta basca, indicando que foi a primeira vez que esteve em Portugal e que achou a Serra da Lousã “muito bonita”.

 

A espanhola teve sempre no seu encalce a segunda classificada e melhor portuguesa no percurso, Inês João, da Saca Trilhos Anadia, que parou o cronómetro apenas 55 segundos depois da vencedora. “Estive a três minutos do primeiro lugar, já passei o melhor e o pior na Lousã, pelo que estou muito feliz com o resultado”, disse a vice-campeã que foi acompanhada pela mãe, em dia de aniversário da progenitora, que escolheu festejar na Serra da Lousã.

 

Do lado masculino, o melhor português foi António Almeida, do Clube Desportivo de Espite, que concluiu os 29 km em 3h02m15s.

 

Dário Moitoso e Joke Descheemaeker venceram Ultra Louzantrail

 

Já a prova de 43 km foi ganha pelo açoriano da Scott Team, Dário Moitoso, que concluiu o percurso em 4h36m32s, num pódio totalmente português, completado por Roberto Baião (Clube Desportivo de Espite) e Pedro Garrido (Opraticante.pt), respetivamente na segunda e terceira posições, com 4h48m18s e 4h48m43s.

“Sabia que estava na frente com vantagem, mas tive sempre receio de ser apanhado”, confessou o campeão no final, que irá representar Portugal na seleção nacional que irá disputar os Campeonatos do Mundo de Trail na Áustria, em abril. “É um percurso mais plano, eu gosto de provas muito duras a nível de progressão, como a Lousã, mas também gosto de correr rápido, por isso, vamos ver”, concluiu.

 

Do lado feminino, a vitória sorriu à belga Joke Descheemaeker, que representa o Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere e terminou o percurso em 5h32m54s, a pouco mais de três minutos do recorde da prova estabelecido no ano passado pela espanhola Aroa Sio. Susana Echeverría, outra atleta que escolheu Portugal para viver e competir, esta de nacionalidade espanhola e a representar a Saca Trilhos Anadia, conquistou o segundo lugar do pódio em 5h39m31s, ficando o mesmo completo com a chegada da sua colega de equipa Joana França, que realizou a prova em 6h15m07s.

 

A vencedora, que está há oito anos em Portugal, começou a competir na modalidade há quatro anos, estreando-se a ganhar na Lousã e na distância. “A Lousã é muito bonita, a prova é difícil e espero voltar”, disse.

 

Eli Dvergsdal e Nelson Costa vencem os 18 km

A norueguesa Eli Dversgdal, que em 2016 foi campeã nacional da Noruega de 3000 metros, e que ainda no início desta época disputava provas em pista, veio à Lousã vencer os 18 km em 1h59m52s, recorde feminino do percurso, terminando na 12.ª posição da geral, mostrando-se mais forte do que a experiente Inês Marques, da OCS – Arrábida Trail Team, que terminou na segunda posição, com o tempo de 2h07m28s, ainda assim 21.ª da geral. Fechou o pódio Célia Amaro, da Serra D’Aire Trail Team, com o tempo de 2h13m27s.

 

A atleta norueguesa, que já venceu em Zegama, correu um pouco por todo o mundo e já esteve nos Açores e na Madeira a competir, reconheceu, no final, que a prova tinha sido exatamente como lhe tinham dito, quando questionou a organização para decidir que tipo de sapatilhas usar: “Há de tudo no percurso, pelo que me diverti imenso.”

 

Nélson Costa, da AR Casaense/Escola de Atletismo de Coimbra/Intermarché Taveiro, foi o grande vencedor deste percurso, que concluiu em 1h48m44s. Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, José Sequeira (Trialmotor) e Paulo Neves (Atletismo Clube da Tocha), com 1h49m39s e 1h50m15s.

 

A prova mais curta, de 11 km, foi ganha pelo ainda júnior Lourenço Oliveira, da Abutres Trail Running School, em 1h19m10s e, do lado feminino, pela sua colega de equipa e também júnior Victória Bento, que concluiu o percurso em 1h37m11s.

 

Os resultados completos podem ser consultados em https://resultados.stopandgo.run/826/Individual

 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de março de 2025 – 18:39:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...