18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Assinatura de protocolo de colaboração «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas»

Uma medida «Realiza – II Plano Nacional para a Juventude»

O Município de Vila de Rei acolhe esta quinta-feira, dia 26, pelas 17h30, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho*, com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro e de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração no âmbito do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas».
 
O Programa «Voluntariado Jovem Para a Natureza e Florestas», gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, visa contribuir, através da ação de jovens voluntários/as, para a educação e sensibilização da população para a temática da descarbonização da sociedade e da prevenção dos incêndios florestais. Os espaços florestais constituem um elemento vital da paisagem e de sustentação da biodiversidade e dos ecossistemas, para além de uma âncora económica, ambiental e social dos territórios, contribuindo para o sequestro de carbono indispensável para que Portugal possa atingir a neutralidade carbónica e garantir a manutenção da qualidade dos solos e a regularização dos ciclos hidrológicos. Contribui, ainda, para sensibilizar a população em geral e jovem, em particular, para as temáticas da economia circular e valorização do território, tal como definidas na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
 
Ao longo dos últimos cinco anos, este programa envolveu cerca de 10 000 jovens, a nível nacional, enquadrados em 1 400 projetos.
 
O «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» é uma das 425 medidas que integra o REALIZA – II Plano Nacional para a Juventude, iniciativa do Governo, que assume como prioritário o investimento na população mais jovem, numa perspetiva transversal às diversas áreas governativas, apostando na articulação interministerial, com vista ao reforço da proteção especial dos direitos das pessoas jovens no âmbito do preconizado na Constituição da República Portuguesa.
 
A data de abertura de candidaturas para entidades promotoras de projetos será anunciada em breve. Podem candidatar-se a desenvolver projetos, entidades sem fins lucrativos, que prossigam os objetivos abrangidos pelas áreas de intervenção do programa, autarquias locais e estabelecimentos de ensino, e onde possam ser enquadrados voluntários/as dos 14 aos 30 anos de idade. 
 
Mais informações em: https://ipdj.gov.pt/voluntariado-jovem-para-a-natureza-e-florestas
 
*Praça Família Mattos e Silva Neves, 6110-174 - Vila de Rei
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 02:49:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...