19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Declaração de Situação de Alerta Municipal para o Perigo de Incêndio Rural para domingo, 6 de julho

 
- Declaração de Situação de Alerta Municipal para o Perigo de Incêndio Rural para domingo, 6 de julho
- Interdição do acesso de pessoas e veículos ao perímetro florestal de áreas do Parque Natural Sintra-Cascais
 
Face à previsão meteorológica de perigo de incêndio rural muito elevado pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera para este domingo, 6 de julho, a Câmara Municipal de Cascais emitiu uma Declaração de Situação de Alerta Municipal, ao abrigo da Lei de Bases da Proteção Civil, artigo 8.º, nº4 e artigo 13º.
 
Esta medida excecional permite à Polícia Municipal de Cascais e Guarda Nacional Republicana interditar o acesso de pessoas e veículos ao perímetro florestal de áreas do Parque Natural Sintra-Cascais, como a Rua dos Capuchos, Campo Base da Pedra Amarela, Barragem do Rio da Mula, Quinta do Pisão, entre outros.
Determinada por Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, a Declaração de Situação de Alerta Municipal emitida a 5 de julho tem como objetivo principal a salvaguarda de vidas humanas, numa altura em que a possibilidade de ocorrência de incêndios de grandes proporções representa riscos acrescidos, especialmente no que respeita à evacuação de populações. De recordar que a tempestade Martinho, ocorrida em março de 2025, agravou de forma significativa os riscos associados aos incêndios rurais no Parque Natural Sintra-Cascais.
 
“Com esta declaração, qualquer acesso não autorizado à área florestal será considerado ilícito, o que permite às forças de segurança atuar com mais eficácia e garantir maior controlo no terreno. Ao evitar a presença de pessoas nestas zonas, estamos também a prevenir situações em que uma eventual evacuação de emergência possa colocar vidas em risco”, salientou Rui Ângelo, diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais.
 
A emissão desta Declaração foi previamente validada pela Comissão Municipal de Proteção Civil de Cascais, que reuniu no dia 27 de junho de 2025, e resulta de uma articulação estreita com o Município de Sintra e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
 
O Município apela à colaboração de todos no cumprimento das medidas agora adotadas, contribuindo para a prevenção de riscos e para a proteção de pessoas e bens.
 
 

Periodicidade Diária

sábado, 12 de julho de 2025 – 10:13:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...