18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Iveco marca posição em termos de sustentabilidade no Campeonato da Europa FIA de Camiões 2023

IVECO marca posição em termos de sustentabilidade no Campeonato da Europa FIA de Camiões 2023

 

A IVECO participa no Campeonato da Europa FIA de Camiões 2023 como Patrocinador Técnico da formação Die Bullen von IVECO, parceria entre o Team Schwabentruck e o Team Hahn Racing.

 

Na sua condição de Parceira Oficial do FIA ETRC 2023, a IVECO apoia os objetivos de descarbonização da ETRA - European Truck Racing Association com um ‘Pace Truck’ IVECO S-WAY GNL, juntando-lhe, em estreia absoluta, um IVECO eTruck no papel de ‘Show Truck’.

 

A IVECO esteve em destaque no passado Grande Prémio de Misano, de 20 e 21 de maio, registando uma vitória através de Jochen Hahn na primeira corrida do campeonato. A formação Die Bullen von IVECO ocupa a segunda posição na classificação por equipas.

Fiel aos seus valores fundamentais de sustentabilidade, a IVECO integra o seu compromisso para com a descarbonização no FIA European Truck Racing Championship (Campeonato da Europa FIA de Camiões) de 2023, através dos seus veículos de baixas emissões e com propulsões alternativas.

 

A IVECO está a participar na temporada de 2023 como Patrocinadora Técnica da estrutura Die Bullen von IVECO, uma parceria entre o Team Schwabentruck e o Team Hahn Racing, fazendo alinhar dois IVECO S-WAY-R, camiões de competição que foram objeto de várias modificações para alcançar um desempenho excecional.

 

Hexacampeão da Europa da disciplina, Jochen Hahn lidera o Team Hahn Racing, tendo como objetivo recuperar o seu título de Campeão, que conquistou nas épocas de 2011, 2012 e 2013, depois em 2016, e depois no biénio 2018 e 2019. Da equipa faz também parte o seu filho Lukas Hahn. Já a piloto alemã Steffi Halm representa, pela quinta temporada, o Team Schwabentruck.

 

Os camiões IVECO S-WAY-R das equipas funcionam a Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO - Hydrotreated Vegetable Oil) em todas as corridas do Campeonato, proporcionando os seus tradicionais elevados padrões de desempenho, ao mesmo tempo que reduzem os níveis de emissões poluentes.

 

Como Parceira Oficial do Campeonato da Europa FIA de Camiões de 2023, a IVECO estende o seu apoio, pelo terceiro ano consecutivo, à organização, a cargo da ETRA (European Truck Racing Association), no seu caminho rumo ao objetivo “emissões líquidas zero’ a alcançar até 2038, através do fornecimento de um IVECO S-WAY GNL, o primeiro ‘Pace Truck’ de sempre com tração alternativa no FIA ETRC.

Líder indiscutível nos transportes sustentáveis de longo curso e concebido para obter reduções significativas nos consumos e emissões, o IVECO S-WAY GNL ver-se-á acompanhado nas pistas por um ‘Show Truck’ único: o IVECO eTruck em versão de corrida, um protótipo de camião de competição desenvolvido pelo Team Hahn Racing, com o apoio técnico de engenharia da IVECO, e o contributo fundamental do IVECO Design Centre na conceção da cabina. O veículo foi apresentado numa exposição estática no primeiro ETRC Grand Prix da temporada a 20 e 21 de Maio, em Misano, em Itália, onde foi o centro das atenções no paddock durante todo o fim-de-semana. O IVECO eTruck será apresentado numa participação dinâmica no decorrer da prova a disputar em Nürburgring, na Alemanha, a 15 e 16 de julho.

 

O IVECO eTruck é um camião pesado IVECO S-WAY de propulsão elétrica, equipado com um eixo traseiro eAxle da FPT Industrial - a marca associada da IVECO no âmbito do Iveco Group e líder mundial especializada em tecnologias avançadas de grupos propulsores – e que desenvolve 840 kW de potência máxima. O sistema eTruck, com um pico de potência de carga de 522 kW, permite completar uma distância total em modo de competição, ou seja, as anteriores corridas do FIA ETRC). O veículo possui 4 baterias, para uma capacidade total de armazenamento de energia de 252 kWh.

 

Já o IVECO S-WAY GNL ‘Pace Truck’ é alimentado a bio-GNL (Gás Natural Liquefeito e biometano) armazenado em dois depósitos de 540 litros, que contêm pelo menos 390 kg de bio-GNL líquido, proporcionando até 1.600 quilómetros de autonomia sem necessidade de reabastecimento. Gera emissões de óxido de azoto e de partículas consideravelmente mais baixas do que os seus equivalentes com motorização Diesel, reduzindo até 95% as emissões de CO2 quando é utilizado biometano.

 

O veículo ostenta uma decoração especifica e apresenta vários componentes personalizados, tais como as duas luzes giratórias amarelas, uma barra com faróis de LED, uma barra de proteção dianteira iluminada, de três peças, e os sinalizadores LED exigidos pelos regulamentos técnicos FIA ETRA.

 

Jochen Hahn conquista primeira vitória da temporada no Grande Prémio de Misano

 

A primeira corrida do ano correu-se no passado sábado (20 de maio), iniciando-se sob bandeiras amarelas devido às difíceis condições da pista, fruto das condições climatéricas extremas que, nos dias anteriores, afetaram severamente a região italiana de Emilia-Romagna. No final da mesma, seria Jochen Hahn a conquistar a vitória, batendo Antonio Albacete e André Kursim. Steffi Halm, sua colega de equipa na IVECO, também estava na mira de um lugar no pódio, mas viu-se forçada a desistir. Na segunda e emocionante corrida desse dia, o Team Hahn Racing lutou arduamente contra os seus adversários, alcançando uma 5ª posição final.

 

No dia seguinte (domingo, 21 de maio), Jochen Hahn aproveitou ao máximo as perfeitas condições da pista nesse dia. Na que foi a corrida final do fim de semana, registou um excelente arranque e levou o seu camião IVECO até à meta, terminando com nova vitória, assegurando um segundo pódio para o Team Hahn Racing neste evento.

 

Terminada a primeira ronda do FIA ETRC 2023, o Team Die Bullen von IVECO ocupa o 2º lugar na Classificação por Equipas.

 

A segunda jornada do Campeonato da Europa FIA de Camiões de 2023 terá lugar nos dias 10 e 11 de junho no Circuito Slovakia Ring.

 

Periodicidade Diária

sábado, 18 de maio de 2024 – 07:11:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...