15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Pedro Marques à beira de uma possível tragédia na Rampa do Caramulo

 

Estava tudo muito longe de imaginar o que viria a acontecer com Pedro Marques ao volante do seu Seat Leon TCR, quando logo na subida da warm up, logo na segunda curva, de repente o carro de origem espanhola vai bater  de esguelha contra o inicio dos rails  de protecção que se encontravam no lado esquerdo interior da curva.

 

 

O carro ia devagar, mas a verdade é que a posição do rails, pouco ou nada, não amorteceram  o carro, abrindo-se em dois, na qual um dos rails, passa por cima do capot e por poucos centimetros  não entrou pelo vidro dianteiro  do carro.

 

A verdade é que o impacto fez com   que o vidro rachasse, e Pedro Marques não sofresse qualquer dano fisico.O mesmo não de pode dizer do carro, na qual a recuperação foi completamente impossivel de fazer no local , para poder prosseguir em prova, obrigando o piloto de Braga a uma inevitável desistência.

 

 

Depois de retirado do piloto, e depois de ver o estado em, que o carro ficou, Pedro Marques disse-nos logo “ isto foi um autentico milagre, pois era bater com mais força e velocidade, e não sei se aqui estaria, pois de certeza que a parte de cima do ralis entrava-me pelo vidro dentro e cortava-me a cabeça.Não entendo a posição deste rails, que por aquilo que vi não tem sustentaçlão nenhuma, e mais caso o rail cedesse, o carro descia por esta encosta abaixo, que tem, mais de dez metros, e de certeza absoluta  que não sairia do carro em muito bom estado…..

 

 

Preocupado  com tudo isto Pedro Marques acrescentou “ sei que quando entramos para um carro de corrida, seja ele qual  for, corremos riscos, mas a verdade é que as entidades organizadoras, tem de oferecer aos pilotos os melhores meios de segurança, de forma a prevenir este tipo de situaçãos, que posso desde já dizer que de normal não tem nada. Tive conhecimento há momentos, que este local, já tinha sido referenciado  junto da organização e da FPAK, pelo perigo que expunha e infelizmente fui eu “ a cobaia”. Entendo que de ano para ano as organizações devem reforçar a segurança, e este ano sei que a rampa do Caramulo, teve um reforço de mais rails, mas creio que foram colocados  na zona rápida. Acho muito bem, mas também poderiam ter  feito melhorarmentos nesta curva, pois sei que este ponto já estava referenciado, mas nada foi feito, e até poderia ter surgido aqui uma tragédia, e eu nem sequer cá estava para poder contar seja o que fôr…..Por isso apelo ao Targa Clube e à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, no sentido de estudarem este problema, de forma a reforçar a segurança em termos de rails nessa zona, isto para a edição de 2020, pois caso eu venha a ver que está tudo na mesma, de certeza absoluta que não corro mais aqui, corro riscos, mas deste tipo é completamente desnecessário. Tenho um prejuizo no carro, espero nestas duas semanas ter o carro pronto para a Rampa de Murça, esperando que esta prova me corra de feição “, disse-nos o piloto de Braga desapontado e preocupado com tudo  isto que se passou.

 

 

Para terminar “ eu depois do acidente vim embora, mas já soube por colegas pilotos, que no local onde tive o acidente, puseram lá uma meia duzia de pneus, com o rails amarrotado por detrás,  e agora pergunto, e se outro carro batesse no mesmo local, como seria????? Outra tragédia em vista????há que pensar seriamente neste assunto”, e mais não disse.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 18 de maio de 2021 – 17:45:00

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...