18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Montalegre: Quatro Peugeot 208 WRX prontos a rugir

 

 

Após terem conquistado, em grande estilo, o título de Equipas do ano passado, os PEUGEOT 208 WRX estão de novo prontos a rugir para atacar, a 16 e 17 de Abril, em Montalegre (Portugal), a sua terceira temporada no espetacular Campeonato do Mundo FIA de Ralicross.

 

·         Campeã do Mundo em título de equipas (11 pódios, dos quais 5 vitórias), o Team Peugeot Hansen irá inscrever dois PEUGEOT 208 WRX com 540 cv para Timmy Hansen (vice-Campeão do Mundo 2015), assim como para o seu novo recruta Sébastien Loeb!

 

·         A Peugeot Sport e a Hansen Motorsport inscrevem dois outros PEUGEOT 208 WRX no seio da nova equipa Peugeot Hansen Academy, que ostentará, também ela, as cores da Red Bull e da Total.

 

·         Vencedor de duas provas em 2015 para o Team Peugeot Hansen, Davy Jeanney disputará, nesta temporada, a totalidade das jornadas europeias do Campeonato do Mundo para a Peugeot Hansen Academy, com uma opção de mais duas jornadas fora da Europa. Será, por outro lado, o professor de Kevin Hansen (o Campeão em 2015 da série RX Lites) que, por sua vez, se irá consagrar ao Campeonato da Europa, com a aparição em algumas jornadas mundiais. Estes dois pilotos irão utilizar a versão de 2015.

 

·         Para esta sua terceira temporada, o PEUGEOT 208 WRX voltou a evoluir. Depois das modificações recebidas em 2015, principalmente no chassis, os engenheiros concentraram-se, desta vez, mais no motor!

 

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

Bruno Famin, Diretor da Peugeot Sport

«Trabalhámos muito na pré-época para melhorar ainda mais a viatura. Esperamos continuar a nossa curva de progressão: defender o título por equipas e, se possível, lutar pelo título de Pilotos, sabendo que temos entre nós um pequeno estreante chamado Sébastien Loeb! Vai ser preciso formá-lo no ralicross. Mas conhcemos as suas capacidades de aprendizagem. Por outro lado, temos constatado que o nível tem vindo a subir de ano para ano. Esta é uma disciplina de especialistas e o Sébastien vai ter que descobrir tudo, enauanto o Timmy é já vice-Campeão do Mundo.

 


Levando em linha de conta as excelentes prestações alcançadas pelo Davy Jeanney em 2015, era importante para nós capitalizarmos a sua experiência e a sua competitividade. Vai por isso continuar ao volante de um 208 WRX no seio da Peugeot Hansen Academy.

 

A chegada de pilotos de renome como o Sébastien ou o Ken Block vai aumentar a audiência do Campeonato e esta é uma boa notícia. Mas é preciso asseguuarmo-nos que este desenvolvimento vai manter a desportividade e o espírito original do ralicross, que é uma disciplina aberta e muito próxima dos espetadores. O World RX tem tudo para continuar a evoluir.»

 

Kenneth Hansen, Diretor de Equipa

«Após duas temporadas com a Peugeot Sport, a nossa parceira é realmente ótima e vamos abordar 2016 com confiança. Melhoramos a nossa preparação com mais sessões de testes, mas falta ainda fazer algum trabalho até estarmos verdadeiramente prontos. Estamos no entanto realmente ansiosos por começar a temporada. Este ano, iremos ter duas equipas inscritas. De uma certa forma, já era esse o caso com o Junior Team. Não será, por isso, uma grande mudança para nós. Penso que temos uma formação bem preparada para isso. Esta evolução não vai mudar nada na nossa vontade de vencer.»

 

Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX #9, Team Peugeot Hansen)

«Estou satisfeito por enfrentar este novo desafio. O carro é muito agradável de conduzir. É muito potente e tem um bom comportamento dinâmico. Em relação ao carro de ralis, tem bastante mais cavalos e mostra-se um pouco mais brutal nas reações. Exige uma condução intensa e isso dá-me prazer! Ao contrário, falta-me ainda descobrir tudo sobre as lutas no seio do pelotão, estratégias de corrida, gestão de pneus, joker lap, etc. Vai ser preciso aprender depressa e, nomeadamente, saber aproveitar as boas oportunidades, atirar-me quando isso for preciso para fazer uma ultrapassagem, porque, por vezes, apenas temos uma oportubidade... Espero também que eu seja igualmente rápido neste ambiente novo para mim. Para já, tenho um bom « feeling», mas sei também que vou ter poucos testes para aprender o ritmo.» àPodcast

 

Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX # 21, Team Peugeot Hansen)

«No ano passado, fizemos uma excelente segunda metade da temporada e espero continuar com esse mesmo élã. Tenho a sensação de formar um todo com o carro. Para 2016, contamos com algumas melhorias no programa e sinto-me realmente impaciente para estar de novo à partida de uma corrida do Campeonato do Mundo. Este é uma diversão absoluta! Além disso, vou ter um novo colega, na pessoa do Sébastien Loeb, um dos melhores pilotos do Mundo!  Isso vai ser muito interessante e estou certo de que iremos aprender um com o outro e fazer progredir a equipa.»à Podcast

 


Davy Jeanney (PEUGEOT 208 WRX # 17, Peugeot Hansen Academy)

«Como habitualmente, voiu tentar fazer o melhor possível.Este ano, vou principalmente concentrar-me nas dez mangas europeias que fazem parte do Campeonato do Mundo. Vou procurar fazer melhor que no ano passado, nessas provas. Vou tentar darbonsconselhosao

Kevin. Seja o Kevin ou o Timmy, para mim não faz diferença: iremos trocar de opinião abertamente e isso já a partir de Portugal. Este é um local realmente magnífico e o público é aí sempre numeroso e entusiasta. Terminei em quinto em 2013, quarto em 2015... espero agora conseguir ao pódio! » àPodcast

 

Kevin Hansen (PEUGEOT 208 WRX # 71, Peugeot Hansen Academy)

«É muito excitante para mim integrar a Peugeot Hansen Academy e ter o Davy como treinador. No que me diz respeito, vou concentrar-me no Campeonato da Europa, cujas mangas são todas disputadas na mesma data e circuito das provas do Campeonato do Mundo. Pilotar um SuperCar é, claro, muito diferente de um RX Lite e o meu objetivo é estar à altura do desafio o mais rapidamente possível. Depois da prova que disputei no final da temporada passada na Argentina, espero estar repidamente no ritmo certo. No ano passado, terminei em 2º dos RX Lites na pista de Montalegre e estou mesmo impaciente por lá voltar, agora ao volante de um carro tão competitivo! » àPodcast

 

 

CIRCUITO DE MONTALEGRE, PORTUGAL

 

 

 

·         Perímetro: 0,945 km

·         Asfalto: 60%; Terra: 40%

·         Saltos: nenhum

·         Melhor volta: 39,207s

·         Velocidade máxima: 174 km/h

·         Maior travagem: Curva 1 (dos 174 aos 35 km/h em 95 m)

 

·         Curva 4 crucial, pois condiciona as três seguintes

·         Handicap joker lap: cerca de 3 segundos

·         Situada no Norte de Portugal, muito perto da fronteira com Espanha

·         Altitude: 884 m, o que pode condicionar o funcionamento dos motores

·         A seção em terra é formada por uma mistura semelhante a areia. Os pilotos ficam, portanto, mais tempo em derrapagem e atacam os limitadores da pista de modo brutal

 

 


TRANSMISSÕES NA TV

 

As Semi-Finais e a Final irão disputar-se no dia 17 de Abril à partir das 14h00 e serão transmitidas em direto em França (L’Equipe 21), na Suécia (SVT) e em Portugal (Sport TV).

 

 

SOBRE O RALICROSS

 

As provas de ralicross disputam-se em traçados mistos, 60% terra e 40% asfalto. As pistas têm um comprimento na ordem de 1 km e contam, por vezes, com saltos. Os pilotos são progressivamente eliminados ao longo do fim-de-semana e apenas os 6 mais rápidos e mais temerrários podem lutar pela vitória na Final.

 

CALENDÁRIO 2016

1. 16-17 abril : Portugal (Montalegre)

2. 7-8 maio: Alemanha (Hockenheim)

3. 14-15 maio: Bélgica (Mettet)*

4. 28-29 maio: Grã-Bretanha (Lydden Hill)

5. 11-12 junho: Noruega (Hell)*

6. 02-03 julho: Suécia (Holjes)*

7. 06-07 agosto: Canadá (Trois-Rivières)

8. 03-04 setembro: França (Lohéac)

9. 17-18 setembro: Espanha (Barcelona)*

10. 01-02 outubro: Letónia (Riga)*

11. 15-16 outubro: Alemanha (Estering)

12. 26-27 novembro: Argentina (Rosario)

* provas também pontuáveis para o Campeonato da Europa

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 19:45:58

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...