18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Peugeot 3008DKR Maxi lideram o Dakar depois de alcançarem os 3 melhores tempos na primeira longa especial

 

A verdadeira ação do Dakar começou hoje, com os pilotos lançados para aquela que foi a primeira grande Especial da prova, cobrindo 278 quilómetros em redor da cidade peruana de Pisco. O cenário consistia de dramáticas paisagens desérticas, com grandes dunas de areia, e vistas deslumbrantes sobre a costa, desenrolando-se 90% da ação fora de pista. Nestas condições de constante desafio muitos concorrentes caíram no esquecimento, mas não as duplas dos PEUGEOT 3008DKR Maxi, que a terminaram no 1º, 2º e 3º lugares, colocando dois dos carros franceses nos dois lugares de topo da Geral.

 

·         Cyril Despres venceu uma Etapa pela segunda vez na sua carreira no Dakar, façanha que foi muito devida às capacidades de navegação do seu co-piloto David Castera, que conseguiu para guiá-lo, sem se perder, através de um traçado complexo. A dupla lidera agora a prova em termos de Classificação Geral, à frente dos seus companheiros de equipa Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret.

 

·         Peterhansel e Cottret tiveram um dia limpo, alcançando o 2º melhor tempo na Especial, posição que agora também ocupam na Geral, a pouco menos de meio minuto dos seus companheiros de equipa.

 

·         A um passo do pódio, sendo 4ºs na Geral, estão Sébastien Loeb e Daniel Elena, eles que completaram a totalidade do pódio da PEUGEOT na tabela de tempos da Especial, subindo rapidamente na classificação, aos comandos de um carro que esteve perfeitamente fiável.

 

·         Carlos Sainz e Lucas Cruz viram-se prejudicadas pela indisposição do navegador, mas conseguiram sob essas circunstâncias desafiadoras registar um 6º melhor tempo na Especial, ascendendo, com isso, ao top-10, isto apesar de terem que mudar duas rodas após os respetivos pneus saírem das jantes.

 

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 2:

1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, 2h56m51s

2. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +48s

3. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MCO), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +3m08s

4. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk von Zitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, +7m26s

5. Orlando Terranova (ARG) / Bernardo Graue (ARG), Mini 4WD, +12m53s

6. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, +13m09s

...

CLASSIFICAÇÃO APÓS A ETAPA 2:

1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, 3h21m18s

2. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +27s

3. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk von Zitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, +5m44s

4. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (COM), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +6m09s

5. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, +12m15s

...

8. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, +13m12s

...

 

EM DIRECTO DO BIVOUAC…

 

 

Cyril Despres (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°308)

1º na Especial 2

"Foi uma Especial difícil, com dunas bastante altas, na subida como na descida. Houve também areia muito mole, tendo passado por três ou quatro carros que estavam presos na areia e até visto um par de acidentes. Mas estes são o tipo de perigos que se espera num Dakar. É a primeira vez que nosso Maxi atinge esses espaços abertos em competição – que não se encontram em testes – e o carro está a funcionar muito bem. O David também fez um ótimo trabalho com a navegação e não foi enganado pelos muitos trilhos que surgiram à nossa frente. A nossa estratégia parece ser boa, mas amanhã é outro dia."

 

 

Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°300)

2º na Especial 2

"Foi um bom dia para nós, mas não um dia perfeito: tivemos que voltar atrás por três vezes para encontrar os waypoints, algo que nos custou alguns minutos. Tirando isso, foi uma boa Especial com algumas grandes dunas, muita condução fora de pista e belas paisagens ao longo da costa. A navegação foi definitivamente a parte mais complicada, mas eu prefiro Especiais como estas, em vez das de ontem, sendo estas as Especiais de um verdadeiro Dakar. Para além disso mostrámos que estamos na luta."

 

 

Sébastien Loeb (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°306)

3º na Especial 2

"Hoje foi definitivamente melhor do que ontem! No geral, foi uma Especial muito boa para nós: perdemos um pouco de tempo à procura dos waypoints intermédios em três ocasiões, mas acho que todos tiveram o mesmo problema, algo nada fácil nesta Especial com uma navegação muito complicada. No Peru há que cumprir as Especiais sem perder muito tempo e estamos a fazê-lo que com um ritmo razoável pelas dunas, o que não é onde somos mais fortes. O carro funcionou bem no que foi uma Especial muito complicada, com muitos lugares que nos poderiam colocar armadilhas."

 

 

Carlos Sainz (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°303)

6º na Especial 2

"A Especial começou muito bem e até estávamos bastante rápidos no início. Apanhámos e passámos o Cyril, mas logo depois pensei que tinha perdido um waypoint, pelo que voltei para trás e perdi um pouco de tempo. Depois apanhámos o Seb, mas também tivemos um pneu a sair da jante por duas vezes durante a Especial. No final, estávamos perdidos novamente à procura de um waypoint pelo que andámos um pouco mais e perdemos mais tempo. Foi uma Especial complicada, especialmente para o Lucas, o meu co-piloto, que estava indisposto, mas chegámos ao final."

 

SABIA QUE…

Em 2017, a PEUGEOT lançou sua nova gama SUV no mercado peruano pela seguinte ordem: PEUGEOT 2008, 3008 e 5008. O SUV PEUGEOT 3008 tem tido um enorme sucesso comercial. No quarto trimestre de 2017, tornou-se mesmo no modelo mais vendido da companhia no Peru, à frente do Partner e do 208.

 

A SEGUIR…

A Etapa 3, a correr-se na segunda-feira (8 de janeiro), ligará Pisco a San Juan de Marcona, num total de 502 km, dos quais 295 contra o cronómetro. O desafio do dia consiste, principalmente, na condução em off-road, sob um lago seco, mas também através de desfiladeiros. A navegação volta a ser fundamental nesta Especial muito rápida.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:31:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...