17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

A Porsche quer dar seguimento ao forte início da temporada 9 de Fórmula E no circuito de Diriyah

A Porsche quer dar seguimento ao forte início da temporada 9 de Fórmula E no circuito de Diriyah
• O Diriyah E-Prix, que decorre entre os dias 27 e 28 de janeiro, será o palco da segunda e terceira ronda da temporada 9 do ABB FIA Formula E World Championship.
• No circuito de Diriyah, a TAG Heuer Porsche Formula E Team, composta pelo português António Félix da Costa e pelo alemão Pascal Wehrlein, pretende dar seguimento ao bom início de temporada.
• Na sexta-feira, Pascal Wehrlein vai realizar a sua 50ª corrida de Fórmula E.
• As espetaculares corridas de Diriyah são as únicas provas da temporada 9 que decorrem à noite.
 
Após o excelente início de temporada com o novo Porsche 99X Electric Gen3, a TAG Heuer Porsche Formula E Team viaja até à Arábia Saudita para o Diriyah E-Prix. Os fãs serão brindados com duas espetaculares corridas noturnas, que representam a segunda e terceira ronda do ABB FIA Formula E World Championship, disputadas neste circuito citadino nos dias 27 e 28 de janeiro.
 
A TAG Heuer Porsche Formula E Team, com os dois Porsche 99X Electric Gen3, vão correr nos 2.495 quilómetros do circuito citadino não muito longe da capital da Arábia Saudita, Riyadh. Ao volante vão estar Pascal Wehrlein (#94), que começou a temporada com um segundo lugar na primeira corrida, e o português António Félix da Costa (#13). Na sexta-feira, Wehrlein atinge a marca das 50 corridas em Fórmula E. A Avalanche Andretti também vai alinhar nas provas com dois Porsche 99X Electric Gen3. A equipa cliente, que pertence ao ícone do desporto motorizado norte-americano Michael Andretti, venceu a primeira corrida do campeonato no México.
 
Q&A sobre o Diriyah E-Prix
 
Florian Modlinger, Director Factory Motorsport Formula E
O que correu particularmente bem à equipa no México e o que ainda é preciso melhorar?
“A equipa e o Porsche 99X Electric Gen3 tiveram um forte início de temporada. Garantimos o nosso primeiro resultado no pódio e os dois monolugares ganharam pontos. A implementação e execução do fim-de-semana de corrida decorreu de forma muito tranquila. Os nossos processos funcionaram bem. Foi uma pena que o António tenha falhado a fase de duelos por apenas dois milésimos de segundo. Ainda é cedo para o Gen3, mas o monolugar tem muito potencial. Agora precisamos de seguir passo a passo.”
 
Que impressões leva do México para Diriyah e quais são as suas expectativas?
“A performance no México foi boa. Foi extremamente renhido, com os cinco primeiros dentro de um décimo de segundo. As corridas noturnas em Diriyah, numa pista com características distintas, representam um novo desafio. A performance das equipas pode ser muito diferente. Só podemos ter a certeza de uma coisa: frações de segundo podem, novamente, fazer toda a diferença em Diriyah. O nosso objetivo é claro: mais uma vez, não queremos cometer erros e pretendemos tirar o máximo de partido dos nossos monolugares para lutar pelos primeiros lugares”.
Pascal Wehrlein, piloto de fábrica da Porsche (#94)
Quão feliz está com o início de época e qual é o foco para a próxima corrida?
“Começámos de forma fantástica. Estou muito satisfeito com a forma como correram as coisas no México. Antes do fim-de-semana, ninguém na equipa tinha a certeza de como a nossa performance ia estar comparativamente com a concorrência. No México, a equipa foi recompensada por todo o esforço dedicado ao monolugar e na preparação da época. Durante a época ainda há muito mais potencial por encontrar nos monolugares e, durante este processo normal, temos de nos certificar de que nos mantemos no topo”.
 
O que funcionou bem na primeira corrida com o novo Porsche 99X Electric Gen3 e onde é que ainda vê potencial para melhorar?
“Todo o fim-de-semana no México correu sem falhas. Assim, o setup para a corrida estava perfeito. Só tivemos de fazer algumas afinações e, por isso, fomos competitivos desde o primeiro treino livre. Ainda há espaço para melhorarias na performance do novo monolugar. Aprendemos algo todos os dias e tenho a certeza de que seremos bem-sucedidos”.
António Félix da Costa, piloto de fábrica da Porsche (#13)
O início de temporada no México foi a sua primeira corrida com a Porsche. Como correu?
“Foi uma corrida forte e extremamente bem-sucedida para a Porsche. Pessoalmente, não estou 100% satisfeito. Não era a minha intenção terminar em sétimo lugar. Eu quero vencer. Ainda assim, foi ótimo ver como o conjunto que nos foi dado esta temporada é excelente. Tirar estas impressões do México foi motivador e um incentivo para continuar a trabalhar arduamente e elevar ainda mais a fasquia para os nossos rivais. Desta perspetiva, estou satisfeito com o início da época, mas quero obter melhores resultados nas próximas corridas”.
 
Como está a correr o trabalho de equipa e quais são as características especiais da pista de Diriyah à noite?
“A coisa mais importante para a equipa é que há sinergia em todas as áreas. Funcionou no México e fomos recompensados por isso. Estamos a aprender desde as primeiras voltas com o novo monolugar em pista. E não é só desde o México que sabemos onde nos devemos focar. Todos na equipa estão bastante motivados e prontos para dar seguimento em Diriyah o que começámos no México. O circuito é exigente e tecnicamente difícil. Conduzir à noite significa que as temperaturas serão muito mais baixas e será um grande desafio conseguir a melhor performance dos pneus, especialmente na fase inicial, quando a aderência não é grande devido à areia na pista. Ainda assim, as condições são as mesmas para todos."
 
Circuito
As fortificações históricas e as casas tradicionais formam o cenário exótico do Diriyah E-Prix. O desafiante circuito tem 2.495 quilómetros de comprimento e conta com 21 curvas. A gestão da energia e uma boa estratégia de corrida vão ter um papel crucial nesta pista rápida com duas longas retas. O circuito é iluminado com tecnologia LED de última geração. Para Pascal Wehrlein, Diriyah é “uma das melhores pistas do calendário de Fórmula E”.
 
Porsche 99X Electric Gen3
A Porsche participa na temporada 9 do ABB FIA Formula E World Championship com o Porsche 99X Electric Gen3. O novo monolugar elétrico de competição com o Porsche E-Performance Powertrain – que foi desenvolvido em Weissach para esta nova geração – também serve de plataforma de desenvolvimento para os modelos de produção 100% elétricos da Porsche. A gestão e eficiência energética são fatores importantes para o sucesso na Fórmula E e nos veículos de produção totalmente elétricos da marca. A potência máxima do Porsche 99X Electric Gen3 é de 350 kW (476 CV), ou seja, mais 100 kW do que a geração anterior (Gen2). Pelo menos 40% da energia utilizada é recuperada através da travagem regenerativa.
 
Porsche Taycan Turbo S Safety Car
A Porsche está empenhada em garantir a segurança na Fórmula E: com o desportivo elétrico, Taycan Turbo S, a Porsche volta a ser o fornecedor oficial do safety car nesta temporada – algo que sublinha a importância da Fórmula E para a Porsche Motorsport. Graças à dinâmica de condução e segurança, bem como uma potência de até 560 kW (761 CV), o topo de gama do Taycan é a escolha ideal como safety car na primeira competição de veículos elétricos do mundo. A decoração marcante incorpora as cores das onze equipas que participam no campeonato, bem como as da FIA e da Fórmula E. O design simboliza o compromisso conjunto com o futuro das corridas de automóveis elétricos, mas também com valores sociais como diversidade e comunidade.
 
Fórmula E
A Fórmula E é a primeira competição totalmente elétrica do mundo a trazer a emoção do desporto motorizado às principais cidades desde 2014. Como acelerador de tecnologias de mobilidade inovadoras e sustentáveis, promove a adesão aos veículos elétricos. Onze equipas, num total de 22 pilotos, vão participar na temporada de 2022/2023. Estes números são garantia de corridas interessantes e competitivas. A TAG Heuer Porsche Formula E Team participa na sua quarta temporada com o novo Porsche 99X Electric Gen3.
 

Periodicidade Diária

domingo, 29 de janeiro de 2023 – 19:39:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...