Filipe Albuquerque, campeão de 2020 do European Le Mans Series regressou este fim-de-semana ao campeonato em Aragón e levou o Oreca da United Autosports ao terceiro lugar do pódio entre os Pro Am, resultado que a equipa ainda não tinha conseguido registar esta época.
A convite da United para substituir o habitual piloto da equipa, Nélson Piquet Júnior, Filipe juntou-se a Daniel Schneider e Andy Meyrock. A qualificação disputada por Schneider não correu como esperado, tendo o trio de se contentar com o último lugar da grelha. Anteviam-se quatro horas duras de corrida, mas que acabaram por dar os frutos tão desejados pela equipa.
“A qualificação não correu bem ao Daniel e o último lugar da grelha foi o que nos ‘calhou’. Sabíamos que em condições normais seria muito difícil recuperar tantas posições, mas no decorrer da corrida conseguimos tirar partido das entradas dos ‘safety-car’ e fomos ganhando terreno. Quando entrei no carro estávamos na sexta posição. E felizmente, o Oreca estava com uma excelente performance que me permitiu impor um ritmo muito forte e foi sempre a recuperar até ao terceiro lugar. Mais corrida houvesse…”, referiu Filipe Albuquerque.
A satisfação perante um resultado conseguido pela primeira vez esta época para o carro #21 deixou todos muito felizes: “Fiquei muito grato por ter tido a oportunidade de ajudar a equipa a conseguir este feito. Tanto o Daniel como o Andy estavam muito contentes. E essa foi sem dúvida a melhor recompensa para mim. A minha missão foi cumprida. Esta foi uma participação esporádica, mas que me deu um enorme prazer”, concluiu o piloto de Coimbra.
Depois de mais um pódio na sua extensa e bem-sucedida carreira desportiva, Filipe prepara agora a próxima prova do Campeonato do Mundo de Resistência a 10 de Setembro em Fuji.