>
Henrique Madeira e David Nascimento Vencem em dia de boas Ondas
Terminou pela hora de almoço a 3ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, que decorreu na Praia da Vagueira, Vagos com a vitória de Henrique Madeira e David Nascimento nas categorias Open e Júnior respetivamente.
O dia começou pelas 09h15 com pouco vento e ondas de metro a metro e meio nos sets maiores com alguma corrente no mar o que trouxe desafios acrescidos aos atletas. Ao longo do dia com a maré a subir foi-se assistindo a ondas cada vez melhores que foram correspondidas com a qualidade que os bodysurfers imprimiam nas suas manobras.
Antes das finais fez-se uma Expression Session apoiada pela AHUA que ofereceu uma handplane Migas Pro Model para a melhor manobra que foi de Eurico Gonçalves.
A final Júnior teve poucas ondas surfadas, devido à corrente e à dificuldade que os atletas tinham de se manter no pico, tendo que sair mais do que uma vez, sendo forçados a entrar numa praia mais a norte para conseguirem apanhar as melhores. Quem esteve em destaque foi
David Nascimento que dominou a final desde o início, sendo apenas ameaçado por Santiago Boia nos últimos cinco minutos da final, tendo no entanto dado a volta com uma última onda. Os outros atletas da final foram Duarte Esteves e Mihnea Metaxa que ficaram no 3º e 4 lugar respetivamente.
Já no Open depois de um dia intenso de ondas foi Henrique Madeira que se destacou logo na sua primeira onda com um 9,17, numa onda comprida que conseguiu ligar ao inside e que deixou os restantes atletas com a obrigação de ir mais longe. Apesar de várias ondas boas Miguel Rocha, herói do Bodysurf da Vagueira não conseguiu sobrepor-se ao domínio de Henrique que terminou a bateria com uma pontuação total de 16,84 num total de 20 pontos possíveis. Miguel Rocha ficou em segundo e Guilherme Santos, vencedor da ultima etapa em terceiro. Em quarto ficou Tiago Mesquita que após um interregno de 4 anos regressou a uma prova de Bodysurf, tendo conseguido apanhar a melhor e maior onda da bateria onde encaixou um tubo do qual não conseguiu sair.
Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Dr. Pedro Bento “esta foi mais uma etapa vencedora que promove as ondas da Vagueira e honra os seus atletas e o seu clube Associação de Surf de Vagos, esperando que em 2026 o Campeonato Nacional de Bodysurf regresse com mais atletas e com a qualidade de sempre”.
Resultados Vagueira Pro
Junior
1º David Nascimento ADMS
2º Santiago Boia ADMS
3º Duarte Esteves Aqua Carca
4º Mihnea Metaxa ADMS
Open
1º Henrique Madeira ASCC
2º Miguel Rocha ASV
3º Guilherme Santos Aquacarca
4º Tiago Mesquita ASV
As baterias da prova já estão disponíveis em www.bodysurfportugal.com.
Em 2025 o calendário e Locais são
1ª Etapa - Figueira da Foz – 4 de maio
2ª Etapa – Lourinhã – 24 de maio
3ª Etapa Vagueira –8 de junho
4ª Etapa – Santa Cruz – 26 ou 27 julho
5ª Etapa – Cascais – 11 ou 12 de outubro
As inscrições para a quarta etapa estão abertas e encerram na quarta-feira anterior à data da prova e podem ser realizadas em www.bodysurfportugal.com
Este campeonato só é possível com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, do Clube ADMS – Associação Desenvolvimento Mais Surf, da Camara Municipal da Lourinhã, do Praia Surf Clube, da Câmara Municipal de Cascais, da Aqua Carca, da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Sealand, da Promotorres, da Câmara Municipal de Vagos, da Associação de Surfistas de Vagos, do Mare, da Migas Surf School e da Estação Náutica de Vagos, da Billabong , da Ericeira Surf and Skate, da Dafin, do Portugal Natural, da Fonte Viva, da UCA, AHUA, The Bodysurf School, da Espumantaria, do Ferroviário, da Surfrider Foundation Europe Lisboa, e dos parceiros de media, MEO Beachcam, da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Surf Social Wave que assume a organização deste campeonato, mas sobretudo dos bodysurfers que são o maior incentivo para levar este campeonato mais longe.