18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato da Europa de Pista - Rússia conquista quase um terço dos títulos

A selecção da Rússia foi a grande dominadora do Campeonato da Europa de Pista, que domingo terminou no Velódromo Nacional, Sangalhos, perante uma excelente moldura humana. Os russos conquistaram 11 títulos, quase um terço das 38 medalhas de ouro em disputa.
 
A equipa do Lesta da Europa somou um total de 21 medalhas e também neste aspecto se destacou folgadamente da concorrência. A segunda selecção com mais títulos foi a da Alemanha, com sete, seguindo-se a Grã-Bretanha, com quatro. No total de pódios, a segunda equipa mais premiada foi também a germânica, com 14, em igualdade com os britânicos.
 
Comparando com o Campeonato da Europa do ano passado, que também se realizou em Sangalhos, verifica-se um crescimento da Rússia em termos de medalhas de ouro e uma quebra da Grã-Bretanha, uma vez que, em 2011, as duas selecções acabaram empatadas com nove títulos cada. Outra nota, na comparação com 2011, aponta para um maior equilíbrio entre o conjunto de 29 nações participantes, pois nenhuma delas conseguiu, em 2012, aproximar-se do total de pódios que a Rússia e a Grã-Bretanha, então conseguiram, 26 e 23, respectivamente.
 
Quanto aos portugueses, no cômputo geral, o seleccionador nacional, Gabriel Mendes, considera que a participação neste Campeonato da Europa “foi altamente positiva, dentro daquilo que sabíamos poder fazer. Conseguimos estabelecer quatro novos máximos nacionais e tivemos bons desempenhos, com a presença nas finais, nas provas de grupo, com excepção do scratch de juniores masculinos. Mesmo no Madison, uma disciplina em que não competimos no nosso país, revelámos uma boa evolução face ao ano passado, tendo conseguido concluir todas as provas”. Em termos absolutos, o melhor resultado foi o nono lugar conseguido pelo sub-23 João Matias na corrida de scratch.
 
A última jornada não deixa boas recordações aos portugueses. Os juniores Fábio Mansilhas e César Martingil, em Keirin, Hugo Brito e Luís Gomes, em Madison, não conseguiram ultrapassar as eliminatórias e chegar às finais. O mesmo aconteceu com os sub-23 João Matias e Samuel Magalhães em Madison. Ana Azenha fechou o omnium feminino para sub-23, denotando grande desgaste e caindo, na geral, da 11.ª para a 12.ª posição.
 
Na derradeira jornada atribuíram-se oito títulos europeus. No omnium feminino, em sub-23, impôs-se a russa Tamara Balabolina, seguida pela francesa Laurie Berthon e pela checa Lucie Záleská. Na mesma disciplina, mas em juniores, venceu a alemã Anna Knauer, diante da ucraniana Tetyana Klimchenko.
 
A disputa dos quatro títulos de keirin, a disciplina em que os corredores arrancam a alta velocidade, depois de pedalaram em meio-fundo atrás de uma motocicleta, ficou guardada para este domingo. Em sub-23 ganhou o alemão Stefan Bötticher, que foi secundado pelo polaco Krzystof Maksel e pelo compatriota Marc Schröder. O polaco Mateusz Lipa sagrou-se campeão europeu júnior de Keirin, relegando o britânico Matthew Rotherham para o posto imediato e o alemão Johannes Keuchel para o terceiro lugar.
 
As russas dominaram o keirin feminino. Em sub-23 conseguiram a primeira e a segunda posições, por intermédio, respectivamente, de Viktoria Baranova e de Elena Brezhniva. A britânica Rebecca James fechou o pódio. A dobradinha só não se repetiu em juniores, devido à desclassificação de Lidia Pluzhnikova. Ainda assim, a recente recordista mundial dos 500 metros contra-relógio, Daria Shmeleva, conquistou o ouro, deixando a prata para a belga Shana Dalving e o bronze para a holandesa Elis Ligtlee.
 
Medalhas
País                                              Ouro          Prata     Bronze              Total
Rússia                                           11                7          3                      21
Alemanha                                        7                 2          5                      14
Grã-Bretanha                                  4                 6          4                      14
França                                             2                 8          3                      13
Itália                                                3                 1          7                      11
Holanda                                          2                 2          4                      8
Bélgica                                           1                 4          2                      7
Polónia                                           3                 1          3                      7
Suíça                                              3                 3          0                      6
República Checa                           1                 1          3                      5
Espanha                                        0                 1          3                      4
Dinamarca                                     1                 1          0                      2
Ucrânia                                          0                 1          0                      1
Bielorrússia                                    0                 0          1                      1
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 16 de setembro de 2024 – 12:33:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...