A região Centrovai ser a capital do ciclismo no próximo fim-de-semana, pois é lá que arranca a Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone e é também no Centro que se disputam os Campeonatos Nacionais de Pista.
A Taça de Portugal de XCM Sport Zone inicia-se com a Maratona do Centro, que vai disputar-se em redor de Pousos, Leiria, no domingo, 20 de Março. A corrida masculina tem uma extensão de 75 quilómetros e um desnível acumulado de 2200 metros. As corredoras terão de pedalar ao longo de 68 quilómetros, vencendo um acumulado de 1970 metros.
A Maratona do Centro prepara-se para ser mais um sucesso desportivo. Além da vertente competitiva, a contar para a Taça de Portugal de XCM Sport Zone, para a qual já estão inscritos mais de 300 participantes, vão realizar-se provas de lazer, nas quais são esperadas mais algumas centenas de pessoas, no que se prevê uma enorme manifestação desportiva. A partida será dada às 9h30, começando a chegar os primeiros participantes da meia maratona às 11h30. Os melhores da maratona de competição começarão a cortar a meta cerca das 13h30.
A outra competição em destaque no fim-de-semana é o Campeonato Nacional de Pista, que vai realizar-se nos dias 19 e 20, no Velódromo Nacional, Sangalhos. As corridas arrancam às 10h00 de sábado. As primeiras cerimónias protocolares estão marcadas para as 14h00. Das 16h00 às 20h00 os corredores regressam à pista. No dia seguinte, as provas iniciam-se às 9h30. Estão em disputa títulos de velocidade, pontos e perseguição individual e colectiva.
Na mesma região, no sábado, disputa-se o Circuito Terras da Anadia – Taça da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual. A corrida inicia-se às 14h30, junto ao antigo Mercado da Anadia, terminando depois de percorridos 25 quilómetros, na zona envolvente ao cemitério da Anadia. O ciclismo para pessoas com deficiência é uma nova aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo, que, para o efeito, criou recentemente uma comissão, de modo a corresponder às necessidades destes atletas e a desenvolver esforços para a sua plena integração no ciclismo competitivo.
As emoções fortes do Downhill estão de regresso a Gouveia, onde vai disputar-se, no domingo, a primeira corrida pontuável para a Maxxis Cup International. Além dos melhores pilotos nacionais, são esperados alguns ases da descida a nível mundial. Na sexta e no sábado a pista estará aberta para treinos livres. A primeira manga competitiva corre-se a partir das 10h00 de domingo, estando a final agendada para as 14h00.
Depois de um fim-de-semana de testes, as Escolas de Ciclismo vão ter o primeiro Encontro do ano. O Pinhal Novo acolhe, no dia 20 de Março, o 1.º Encontro Inter-Regional de Escolas da Zona B. A partir das 10h00, a Urbanização Vale das Flores será o epicentro do despique entre os mais jovens ciclistas, que, consoante a categoria, terão à disposição provas de destreza, velocidade, contra-relógio e prova em linha.
Os mais velhos não ficam de fora da agenda intensa dos próximos dias. Nos dias 19 e 20 corre-se a 4.ª Volta ao Concelho de Almodôvar para veteranos. Às 15h00 de sábado arranca a primeira etapa, 90,6 quilómetros desde a Câmara de Almodôvar até ao Alto da Santinha. Na manhã seguinte, com partida às 20h00, disputam-se 74,6 quilómetros, entre a Casa do Benfica de Almodôvar e a Churrasqueira Palma, na mesma localidade.Com meta no mesmo local mas com partida da Câmara de Almodôvar vai desenrolar-se a terceira e última etapa da prova, a partir das 15h30 de domingo.
A nível de competições regionais destaca-se a segunda corrida pontuável para o Campeonato Regional do Minho de XCO. O parque Diverlanhoso será o palco da acção velocipédica, que junta praticantes desde as escolas até aos veteranos. O início está marcado para as 13h30.
Os amantes das maratonas de lazer dispõem de uma prova aberta que vai realizar-se no domingo, a partir das 9h00. É a Maratona BTT Azibo, em Macedo de Cavaleiros.