Num fim de semana que começa em clima de festa popular, com a realização da Subida à Glória, no coração de Lisboa, na noite de sexta-feira, também merece menção especial o Troféu Cidade de Amarante, que regressa ao calendário das equipas continentais e de clube, após um ano de interregno. Fora da estrada, destaca-se a disputa da terceira etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), em Torres Vedras.
O Troféu Cidade de Amarante volta ao calendário com uma novidade, pois vai correr-se durante dois dias, sábado, 18, e domingo, 19, ao invés de disputar-se num único dia, como aconteceu nas edições anteriores. Na primeira jornada os corredores vão percorrer 127 quilómetros, desde o estádio de Vila Meã até Amarante. A partida será dada às 15h00, estimando-se que a chegada aconteça perto das 18h00, à sétima passagem pela meta, proporcionando uma tarde de grande espectáculo.
O primeiro dia de competição é independente do segundo, permitindo que os corredores que desistam no sábado possam alinhar no domingo. A segunda jornada abre com um contrarrelógio individual de 8,5 quilómetros, ao longo de toda a extensão da Ecopista do Rio Tâmega. O início é às 9h00. A partir das 16h00 vão ser dadas 20 voltas a um circuito citadino de 3,7 quilómetros, totalizando 74 mil metros.
Ainda na estrada, nos Açores vai correr-se, entre 17 e 20, a Volta à Ilha de São Miguel/GP Liberty Seguros, uma prova por etapas aberta a sub-23, elites amadores e veteranos, que terá quatro etapas, uma delas com final em alto e outra, a abrir, em sistema de contrarrelógio individual.
A corrida mais importante do fim de semana no que ao BTT diz respeito é a terceira prova da Taça de Portugal de XCO, que será disputada a partir das 10h00 de domingo, na pista dos Cucos, Torres Vedras. A mesma cidade, nessa data, será também palco do Encontro Inter-Regional de Escolas na vertente de BTT.