20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

37.ª Volta ao Algarve - John Degenkolb vence etapa, Gilbert continua líder

alt
 
O alemão John Degenkolb (HTC-Highroad) ganhou ontem a segunda etapa da Volta ao Algarve, revelando-se o mais possante nos derradeiros 150 metros, disputados numa subida com dez por cento de inclinação. O belga Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) manteve a camisola amarela.

John Degenkolb bateu com à-vontade o estadunidense Tyler Farrar (Garmin-Cervélo) e o australiano Michael Matthews (Rabobank), segundo e terceiro, respectivamente, ao cabo dos 186,5 quilómetros que ligaram Lagoa a Lagos. O corredor da Rabobank queixou-se de sprint irregular do vencedor, obrigando o colégio de comissários a ver as imagens televisivas. Após essa análise, foi mantida a ordem de passagem na meta, atribuindo o triunfo a Degenkolb. Filipe Cardoso (Barbot-Efapel) voltou a ser o melhor português, acabando na sétima posição, a um segundo do primeiro.

A ligação começou marcada pela luta pelas classificações secundárias, com o Tavira-Prio a impedir qualquer fuga, de modo a segurar a camisola da montanha no corpo de Ricardo Mestre. Objectivo alcançado, com a segunda posição do algarvio na primeira contagem do dia, o pelotão relaxou e saltaram para a frente quatro homens.

Remy di Gregorio (Astana), Steven Kruijwik (Rabobank), Johan Coenen (Topsport) e Thomas de Gendt (Vacansolei) foram os ciclistas que tiveram a ousadia de deixar o pelotão para trás. A fuga esteve sempre controlada e a vantagem máxima rondou os quatro minutos. O mais beneficiado com a escapada foi o belga Thomas de Gendt, que aproveitou a aventura para substituir o português César Fonte (Barbot-Efapel) no comando das metas volantes. O pelotão anulou a fuga ao quilómetro 128, mas acabou por deixar sair outro corredor assíduo das cavalgadas solitárias, o ucraniano Oleg Chuzhda (Caja Rural), que também acabaria absorvido, a cerca de dez quilómetros do risco.

A segunda etapa manteve Philippe Gilbert no comando da geral individual, tendo agora a quatro segundos John Degenkolb. Tyler Farrar é o terceiro a oito segundos. Filipe Cardoso é o melhor luso na geral, estando no sétimo lugar, a 15 segundos.

Hoje corre-se a etapa-rainha da competição. Os corredores vão percorrer 179,2 quilómetros, entre Tavira e Alto do Malhão. A meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria. Na viagem, os corredores vão ultrapassar quatro subidas de terceira categoria, o que vai endurecer a jornada antes das difíceis rampas do Malhão.

Classificações
2ª etapa: Lagoa - Lagos, 186,5 quilómetros
 
1º John Degenkolb (HTC-Highroad), 4h57m56s
2º Tyler Farrar (Garmin-Cervélo), mt
3º Michael Matthews (Rabobank), mt
4º Baden Cooke (Saxo Bank-Sungard), mt
5º Sebastien Hinault (AG2r),mt
6º Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto), mt
7º Filipe Cardoso (Barbot-Efapel), mt
8º Fabian Wegmann (Leopard-Trek), mt
9º Gerald Ciolek (Quick Step), mt
10º Dmitry Fofonov (Astana), mt

Geral Individual
 
1º Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto), 9h34m23s
2º John Degenkolb (HTC-High Road), a 4s
3º Tyler Farrar (Garmin-Cervélo), a 8s
4º Gerald Ciolek (Quick-Step), a 9s
5º Michael Matthews (Rabobank), a 10s
6º Baden Cooke (Saxo Bank), a 15s
7º Filipe Cardoso (Barbot-Efapel), mt
8º Fabian Wegmann (Leopard-Trek), mt
9º Jurgen Roelandts (Omega Pharma-Lotto), mt
10º Sebastien Langeveld (Rabobank), mt


  

Periodicidade Semestral

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 – 01:28:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...