18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

37.ª Volta ao Algarve - Philippe Gilbert ataca para a vitória em Albufeira

 O belga Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) ganhou ontem a primeira etapa da Volta ao Algarve, atacando no último quilómetro para um triunfo em solitário com 5 segundos de vantagem sobre o pelotão. Filipe Cardoso (Barbot-Efapel) foi o melhor luso na etapa, mas os portugueses que mais deram nas vistas foram Ricardo Mestre (Tavira-Prio) e César Fonte (Barbot-Efapel), que estiveram em fuga grande parte da viagem.
 
 Apesar do vento forte e da chuva, os corredores não se amedrontaram e os ataques sucederam-se desde o começo da etapa de 157,5 quilómetros, entre o Estádio do Algarve e Albufeira. Ao quilómetro nove já estavam destacados os quatro corredores que haveriam de formar a fuga do dia: Arturo Mora (Caja Rural), Christian Meier (United Health Care) Ricardo Mestre (Tavira-Prio) e César Fonte (Barbot-Efapel). Os escapados chegaram a ter mais de sete minutos, mas não conseguiram aguentar a iniciativa, perante a perseguição dos fortes blocos com interesse numa chegada ao sprint.
 
 Os mais resistentes foram os dois portugueses. César Fonte aproveitou a aventura para subir ao pódio como líder das metas volantes, enquanto Ricardo Mestre, que chegou a pedalar em solitário na aproximação aos últimos dez mil metros, assumiu o comando da classificação dos trepadores.
 
 Quando os velocistas se preparavam para uma luta mano a mano a alta velocidade, o “classicómano” Philippe Gilbert atacou, no quilómetro derradeiro, e venceu isolado. Na frente do pelotão, a 5 segundos, chegou o alemão Gerald Ciolek (Quick Step). O terceiro foi outro germânico, André Greipel (HTC-Highroad). O melhor português, Filipe Cardoso, foi o 15.º a passar o risco, com o mesmo tempo da cabeça do pelotão.
 
 Philippe Gilbert parte hoje de amarelo com 9 segundos de vantagem sobre Ciolek e com 11 relativamente a Greipel.
 
 Hoje corre-se a segunda etapa, 186,5 quilómetros entre Lagoa e Lagos.
 
 
Classificações
 1ª etapa: Estádio do Algarve - Albufeira, 157,5 quilómetros
 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de abril de 2024 – 10:46:35

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...