Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive) ganhou hoje ao sprint a primeira etapa em linha do GP Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, repetindo a vitória que alcançara no mesmo local, na edição de 2011 da corrida. O espanhol Iker Camaño (Endura Racing) manteve a camisola amarela, conquistada no prólogo de ontem.
A ligação de 184,3 quilómetros, entre Manique do Intendente e o Vimeiro, decidiu-se nos derradeiros 300 metros, na curta mas empinada rampa até junto do Monumento à Batalha do Vimeiro. Conhecedor do local, Sérgio Ribeiro colocou-se bem e acabou por ser o mais rápido, batendo o espanhol Carlos Barbero (Orbea), segundo classificado, e o jovem luso António Carvalho (Mortágua), terceiro.
“Foi uma chegada muito difícil. O segredo foi entrar bem colocado na viragem para a subida. Quem não estiver aí entre os cinco primeiros não consegue lutar pela vitória. Felizmente consegui uma boa colocação e pude repetir o triunfo do ano passado”, explicou Sérgio Ribeiro.
Apesar de ter sido surpreendido por um “corte” na chegada à meta, Iker Camaño conservou a liderança da geral individual, dispondo de 9 segundos de vantagem sobre o grego Ioannis Tamouridis (Sp Tableware) e de 12 segundos relativamente a Ricardo Mestre (Carmim-Prio-Tavira).
“A equipa trabalhou durante toda a etapa para controlar a fuga e para me permitir segurar a camisola amarela. Agradeço aos meus companheiros por esse esforço. Agora há que desfrutar da liderança, porque amanhã espera-nos mais um dia de muito trabalho”, frisa Iker Camaño.
A etapa foi animada por um grupo de fugitivos que saiu do pelotão ao quilómetro 22 e que só foi completamente anulado 150 quilómetros adiante. César Fonte (Efapel-Glassdrive), Illart Zuazubiskar (Orbea), Mikhail Antonov (Lokosphinx), Jonathan González (Gios-Deyser León Kastro) e Victor de la Parte (SP Tableware) foram os aventureiros do dia. O grupo foi perdendo unidades, até que, a menos de 15 quilómetros da chegada, Antonov e de la Parte, os mais resistentes, foram absorvidos pelo pelotão, sempre comandado pela Endura Racing.
Os mais beneficiados com a fuga foram César Fonte, que comanda a geral das metas volantes, e Mikhail Antonov, que ganhou o direito a vestir a camisola da montanha. Nas restantes classificações secundárias, Sérgio Ribeiro assumiu a liderança por pontos, José Gonçalves (Onda-Boavista) manteve a camisola laranja da juventude. A Endura Racing lidera por equipas.
Neste sábado corre-se a segunda etapa da competição. Os ciclistas vão disputar o tradicional Circuito de Torres Vedras, cobrindo dez vezes um perímetro de dez quilómetros, que inclui a subida à serra da Vila, totalizando 100 quilómetros.
Classificação da Etapa
Manique do Intendente – Vimeiro, 184,3 km
1.º Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive), 4h37m20s (Média: 39,873 km/h)
2.º Carlos Barbero (Orbea), mt
3.º António Carvalho (Mortágua), mt
4.º Ioannis Tamouridis (SP Tableware), mt
5.º José Gonçalves (Onda-Boavista), mt
6.º Edgar Pinto (LA-Antarte), mt
7.º Zakkari Dempster (Endura Racing), a 3s
8.º Iker Camaño (Endura Racing), mt
9.º Artiz Etxebarria (Orbea), a 7s
10.º Hélder Oliveira (Onda-Boavista), a 10s
Geral Individual
1.º Iker Camaño (Endura Racing), 4h48m52s
2.º Ioannis Tamouridis (SP Tableware), a 9s
3.º Ricardo Mestre (Carmim-Prio-Tavira), a 12s
4.º Hugo Sabido (LA-Antarte), a 13s
5.º José Gonçalves (Onda-Boavista), a 15s
6.º Edgar Pinto (LA-Antarte), a 21s
7.º António Carvalho (Mortágua), a 22s
8.º Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive), a 23s
9.º Zakkari Dempster (Endura Racing), a 24s
10.º Jaume Rovira (Gios-Deyser León Kastro), mt
Geral Equipas
1.º Endura Racing, 14h27m33s
2.º LA-Antarte, a 2s
3.º Carmim-Prio-Tavira, a 16s
Geral Pontos
1.º Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive), 25
2.º Carlos Barbero (Orbea), 20
3.º António Carvalho (Mortágua), 16
Geral Montanha
1.º Mikhail Antonov (Lokosphinx), 10
2.º Hugo Sancho (LA-Antarte), 5
3.º Victor de la Parte (SP Tableware), 4
Geral Metas Volantes
1.º César Fonte (Efapel-Glassdrive), 12
2.º Illart Zuazubiskar (Orbea), 5
3.º Mikhail Antonov (Lokosphinx), 5
Geral Juventude
1.º José Gonçalves (Onda-Boavista)
2.º António Carvalho (Mortágua)
3.º Rafael Silva (Liberty Seguros/Feira/Specialized)