O espanhol Antonio Ferreiro (Evil Vegeance Tour) reforçou ontem a liderança da Taça de Portugal de Downhill (DHI) Vodafone, graças ao triunfo convincente que obteve na terceira etapa da competição, a descida da Padela, em Mujães, Viana do Castelo.
O piloto espanhol dominou completamente a prova minhota, alcançando melhor registo na descida de qualificação e na final. Apesar da superioridade de Antonio Ferreiro, a manga decisiva foi palco de emoção até ao fim, com o melhor tempo a ser batido sucessivamente pelos três últimos concorrentes que entraram em pista.
João Góis (Penacova DH/UD Lorvanense) cortou a meta com o melhor registo, tendo o cronómetro assinalado 2’31’’924. Mas a alegria de Góis durou pouco, já que Cláudio Loureiro (Team Transition/Sram), o piloto que chegou logo depois, foi 864 milésimos de segundo mais rápido. Faltava, contudo, a chegada de Antonio Ferreiro, e o líder da Taça não esteve com meias medidas, cumprindo a descida da Padela em 2’25’’427, retirando 5’’633 ao tempo de Loureiro.
O individual Vasco Bica foi o melhor júnior, tendo alcançado um tempo de referência, 2’34’’147, sexto registo da geral absoluta. Em cadetes impôs-se Silas Grandy (MCF/XDream/Município de São Brás). Nas categorias de veteranos, a Padela assistiu à vitória do master 30 espanhol Rúben Castro, do master 40 Rui Cruz (MCF/XDream/Município de São Brás) e do master 50 José Salgueiro (Quadra/Avalanche/Vitória de Janes). Filipa Peres (BTT Valongo/Longusbike) foi a melhor feminina.