18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugueses com exibições positivas no primeiro dia do Campeonato da Europa de Pista

O Campeonato da Europa de Pista de juniores e sub-23 arrancou esta quinta-feira no velódromo de Sangalhos, com os portugueses em provaa deixarem satisfeito o selecionador nacional. A maioria eram estreantes a este nível, com um dos destaques a ir para um dos ciclistas com experiência, campeão de scratch em 2021. Rodrigo Caixas melhorou bastante noutra disciplina, a perseguição individual.

 

O corredor sub-23 foi o primeiro da Seleção a ir para a pista e fez o sétimo melhor tempo na qualificação da perseguição individual, ao completar os quatro mil metros em 4'19"261 minutos. Nos Europeus de 2021, o português tinha feito 4'27"220, tendo sido 12º, ou seja, uma evolução muito positiva do jovem ciclista.

"O Rodrigo melhorou a sua melhor marca na perseguição individual, já baixando do patamar dos 4'20 que é bastante bom em termos de processo evolutivo", destacou Gabriel Mendes.

 

A prova foi ganha pelo alemão Tobias Buck-Gramcko, com o compatriota Nicolas Heinrich a ser segundo e o italiano Manlio Moro a fechar o pódio.

 

Marta Carvalho fez a sua estreia em Campeonatos da Europa de Pista, com um 13º lugar. A júnior portuguesa participou na corrida de scratch e tentou manter-se sempre muito bem posicionada no grupo. Grande parte da prova foi feita a um ritmo relativamente calmo, com a aceleração a ficar para a parte final, principalmente na última volta. A campeã europeia foi a belga Lani Wittevrongel, com a polaca Maja Tracka e a israelita Ori Bash a completarem o pódio.

 

Também na categoria mais jovem, João Martins alcançou um bom resultado no scratch ao ficar no top 10 (nono lugar), uma corrida ganha pelo francês Rafael Delhomme, com o italiano Lorenzo Annibali e o britânico Jed Smithson a conquistarem as restantes medalhas.

 

Na categoria de sub-23 foi Beatriz Roxo que esteve em ação na prova de eliminação, marcada por uma queda. Numa prova sempre espetacular e muito renhida, em que a colocação é chave e nada fácil de manter, a portuguesa terminou na 12ª posição.

 

Na discussão pelas medalhas, a belga Shari Bossuyt foi muito superior no sprint pela de ouro, batendo a britânica Sophie Lewis, que não teve capacidade para contrariar a força da adversária. A francesa Kristina Nenadovic ficou com o bronze.

 

Francisco Marques participou na prova masculina, esforçando-se para manter-se longe da cauda do grupo, no qual muito se lutou pelo posicionamento. Fechou na 15ª posição, com Davide Boscaro (Itália) a sagrar-se campeão, batendo o alemão Tim Torn Teutenberg e o polaco Filip Prokopyszyn.

 

O selecionador nacional ficou satisfeito com a exibição dos atletas neste primeiro dia de Europeus juniores e sub-23: "Dentro do que é o nosso plano de trabalho e objetivos, tendo em conta que a maioria dos atletas se estão a estrear em termos de competições internacionais, Campeonatos da Europa, eu penso que eles tiveram uma boa resposta. É evidente que os mais novos têm menos experiência, não têm experiência competitiva a este nível, mas tentaram no fundo demonstrar aquilo que são as suas capacidades. Acho que isso esteve presente nas provas que fizeram. Deram o seu contributo com bastante empenho, tentando dignificar a camisola da Seleção.

 

Referiu ainda: "As corridas que fizemos hoje foram difíceis. Nomeadamente as provas de eliminação são sempre com um certo grau de complexidade. Qualquer detalhe somos eliminados. Eles deram o seu melhor e procurámos trabalhar para aquilo que tem vindo a ser o nosso processo de trabalho com vista ao desenvolvimento e formação que é um dos nossos objetivos principais."

 

Nos outros títulos em disputa, Vittoria Guazzini (Itália) foi a mais forte na perseguição individual feminina sub-23, a Alemanha venceu a velocidade por equipas juniores, repetindo o feito na prova masculina.

 

Sexta-feira, haverá mais portugueses a competir. Teremos a prova de eliminação para a categoria de juniores, com Laura Simão a competir pelas 17h15 e João Marques pelas 20h15. Em sub-23, na prova de scratch, Portugal estará representado por Daniela Campos, que competirá pelas 19h00 e Rodrigo Caixas, que estará em pista às 19h50.

 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de abril de 2024 – 08:57:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...