18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal com misto de experiência e juventude nas provas de pista em Munique

Apesar de o Campeonato da Europa de Pista para elite começar hoje, em Munique, Alemanha, Portugal só inicia a competição nesta sexta-feira. Maria Martins, em scratch, e Diogo Narciso, na corrida por pontos, são os primeiros dos cinco convocados a entrar em cena. Hoje foi dia de treino para todos na pista amovível da capital da Baviera.

 

A Seleção Nacional irá participar em todas as provas individuais do programa de resistência, alinhando com dois corredores da categoria de elite, Iúri Leitão e Maria Martins, e três ainda em idade sub-23, Daniel Dias, Daniela Campos e Diogo Narciso.

 

“Esta competição permite-nos dar continuidade ao trabalho de formação e desenvolvimento dos nossos atletas que estão a fazer o percurso até à categoria de elite. Vamos ter um misto de atletas com experiência, como o Iúri Leitão e a Maria Martins, com outros que ainda estão a ganhar essa experiência. Pretendemos dar mais competências aos atletas mais jovens, visando também o futuro”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Mais do que resultados imediatos, pretende-se sustentar a base de crescimento e desenvolvimento da Seleção Nacional de Pista, embora os resultados nunca sejam esquecidos. “Lugares entre os dez primeiros significam um bom nível de desempenho”, garante Gabriel Mendes.

 

As provas vão decorrer numa pista amovível, montada exclusivamente para o Campeonato da Europa, com 200 metros de corda, menos 50 do que as pistas mais comuns, como a de Sangalhos. “O facto de ser uma pista mais curta obriga-nos a fazer adaptações. Além disso, não é uma construção fixa, foi montada especificamente para esta competição. Isso sente-se, através de alguns ressaltos e inconstâncias da pista, que não dão a mesma suavidade a pedalar. Mas é igual para todos e temos de saber lidar com esses fatores também”, considera a olímpica Maria Martins.

 

A ribatejana será a primeira portuguesa a competir em Munique, na sessão vespertina de sexta-feira – o horário exato ainda não é conhecido. Maria Martins chega a Munique após um longo período sem competir, tanto na estrada como na pista. Mas as expectativas são boas. “Tenho noção da forma em que estou, através dos dados de treino e das sensações durante esses treinos. Obviamente, não controlo como estão as adversárias, mas sei que estou bem. Sem dúvida que as minhas expectativas são positivas e a nossa seleção está aqui com ambições, mesmo sendo um processo para levar passo a passo e sem pressas”, salienta a corredora.

 

Diogo Narciso sagrou-se vice-campeão europeu de corrida por pontos, no mês passado, no Europeu de Sub-23 realizado no concelho de Anadia. Agora estreia-se entre a elite, na última corrida do programa de sexta-feira.  “Pela primeira vez vou correr com a elite num Campeonato da Europa. Quero representar da melhor maneira a Seleção Nacional. Vou fazer a corrida por pontos e o Madison [no dia 16] com o Iúri Leitão. Sei que temos trabalhado bem e que estamos bem. Espero que isso se reflita em resultados. Darei o meu melhor”, promete o gondomarense.

 

Também Diogo Narciso sente as particularidades da pista montada em Munique. “A treinar sente-se muitas diferenças nesta pista relativamente às outras. As retas são mais curtas, a inclinação nas curvas é maior. A meio das curvas somos puxados para cima. No madison são mais difíceis as rendições, mas estamos a treinar para nos adaptarmos da melhor maneira”, garante.

 

O Campeonato da Europa terá transmissão em direto nos canais Eurosport. No dia 12, a emissão está prevista para o período 15h30-18h30. Nos dias 13 e 14, o horário indicado é entre as 17h00 e as 20h00. Na segunda-feira, 15, as provas podem ser vistas entre as 14h45 e as 18h45. No dia 16 a emissão será entre as 16h30 e as 18h30. A RTP2 irá transmitir em direto todas as provas com representação portuguesa.

 

Agenda de Competição com Portugueses

12 de agosto

Maria Martins – Scratch

Diogo Narciso – Corrida Por Pontos

 

13 de agosto

Daniel Dias – Perseguição Individual

Daniela Campos – Eliminação

Iúri Leitão – Scratch

 

14 de agosto

Daniela Campos – Corrida por Pontos

Daniel Dias – Eliminação

 

15 de agosto

Maria Martins – Omnium

Daniel Dias – Omnium

 

16 de agosto

Diogo Narciso e Iúri Leitão - Madison

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2024 – 20:28:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...