18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mariana Líbano vence o prólogo da 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19

Arrancou hoje a 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19 com um prólogo, em Alpiarça. Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) foi a vencedora e parte de amarelo para a etapa de amanhã. Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi a melhor cadete em prova, tendo terminado com o segundo melhor tempo à geral.

 

Alpiarça recebeu hoje a 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19, que junta na mesma prova atletas das categorias de cadetes e juniores. A primeira etapa consistiu num prólogo de cinco quilómetros, no qual participaram 51 atletas de ambas as categorias.

 

A primeira corredora a estabelecer um tempo de referência foi Patrícia Duarte (Maiatos/5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), concluindo o seu esforço individual com uma marca de 7m49s.

 

O seu tempo só viria a ser batido por uma das últimas corredoras a partir: Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). A corredora, que se sagrou recentemente campeã nacional na sua categoria, na especialidade de contrarrelógio, foi a melhor cadete em prova no dia de hoje, tendo terminado com um tempo de 7m44s.

 

No entanto, faltava chegar ainda a campeã nacional de contrarrelógios, na categoria de juniores femininas, Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense). A corredora confirmou o seu favoritismo, tendo concluído a sua prova em 7m15s. Este foi o tempo que lhe garantiu a vitória no prólogo e sairá para a etapa de amanhã com a camisola amarela.

 

“Estou muito contente por partir de amarelo. As próximas etapas vão ser um grande desafio, por isso vai ser uma questão de ver como tudo corre dia a dia e tentar defender ao máximo esta camisola que é um grande objetivo. Tenho gostado cada vez mais da especialidade de contrarrelógio e começar a volta de amarelo é muito entusiasmante e dá-me muita motivação para as próximas etapas”,disse Mariana Líbano.

 

Daniela Simão ocupa a segunda posição na classificação, tendo gasto mais 29 segundos que Mariana Líbano. Ainda assim, este resultado garante-lhe neste momento o estatuto de melhor cadete feminina em prova. O terceiro lugar ficou para Patrícia Duarte, que fechou o prólogo a 34 segundos do tempo vencedor.

 

A etapa de amanhã irá ligar Samora Correia a Benavente, num percurso de 56,4 quilómetros. Este traçado terá três prémios de montanha de terceira categoria, todos eles em Benavente. O primeiro será ao quilómetro 12,8, o segundo ao quilómetro 31,2, e o terceiro ao quilómetro 49,9, quando estiverem a faltar menos de 10 quilómetros para o final da etapa.

 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de fevereiro de 2024 – 03:15:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...